Epidemia: 13 mil doentes e seis mortes por dengue na Serra

Compartilhe:
Município está enfrentando uma epidemia da doença. Foto: Agência Brasil
Município está enfrentando uma epidemia da doença. Foto: Agência Brasil

Enfrentando uma epidemia de dengue, a Serra já confirmou mais de 13 mil casos e seis mortes pela doença na cidade. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), que diz que está lutando para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e também da zika e chikungunya. Entre as cidades da Grande Vitória, a Serra é a que mais tem casos de dengue confirmados.

Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO na semana passada, o subsecretário de saúde, Aldo Lugão, confirmou que o município, assim como outras cidades brasileiras, está passando por uma epidemia de dengue.

“Se fizermos uma análise fria dos números de dengue, podemos classificar o município com alerta máximo para epidemia; mas quando você coloca a extensão do problema, que abrange vários municípios e estados, então a gente pode afirmar que é uma epidemia. Mas a expectativa para os próximos meses é de declínio nos casos”, avalia.

|Leia também: Moradores se unem e fazem caminhada de conscientização contra dengue

No total, este ano foram 13.427 casos confirmados da doença, enquanto no mesmo período em 2018, eram apenas 580. O aumento é de quase 2.220%. Zika e chikungunya tiveram, respectivamente, 83 e 31 casos na cidade em 2019. Foram seis pessoas mortas por dengue na cidade. De acordo com a Sesa, não foram registradas mortes por cika e chikungunya.

|Leia também: Governo Bolsonaro ainda não enviou inseticida para combater dengue na Serra

A Prefeitura da Serra informou, por meio de nota, que continua intensificando o combate ao mosquito. Entre as atividades de combate ao Aedes aegypti estão a passagem dos carros fumacê, visita em domicílios e a ferros-velhos, floriculturas, borracharias e terrenos baldios, além de ações de educação. Desde a última terça-feira (25), a prefeitura está realizando a Semana de Combate à dengue em Nova Almeida, onde acontecem ações educativas.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também