Entenda como ter a propriedade através da usucapião

Compartilhe:

O nome é até diferente, mas vou explicar o que é e como é simples a usucapião em cartórios.

A usucapião é modo originário de aquisição da propriedade pela posse prolongada do bem. Exemplo para facilitar: André reside em um imóvel, tem a posse dele por anos, de maneira contínua, e até hoje ninguém foi lá reclamar (incontestável). André poderá ir a um cartório e de POSSUIDOR passará a ser PROPRIETÁRIO, pois cumpriu os requisitos.

O primeiro passo é ir ao cartório de notas do município onde estiver localizado o imóvel usucapiendo para fazer uma ata notarial, na qual deverá constar a declaração do tempo de posse do interessado e da inexistência de ação possessória ou reivindicatória envolvendo o respectivo imóvel.

Posteriormente, o interessado, representado por advogado (obrigatório), deverá apresentar a ata notarial e os demais documentos necessários ao registro de imóveis competente.

O procedimento de reconhecimento extrajudicial da usucapião envolve a análise da documentação apresentada, a publicação de edital, a manifestação dos confrontantes e do Poder Público.

Documentos necessários: 

– Matrícula do imóvel

– Documentos pessoais do requerente autenticados

– Planta, memorial descritivo e ART

– Ata notarial de usucapião extrajudicial atestando o tempo de posse

– Documentos exigidos para cada espécie de usucapião

– Certidões comprovando a inexistência de ações possessórias ou reivindicatórias

– Certidões para comprovar a existência de outros imóveis em nome do requerente, se for o caso

– Requerimento

– Publicação em jornal de grande circulação

Ufa, e claro, é indispensável a presença do advogado, aliás, é fundamental a análise dos documentos e requerimento feito por profissional qualificado. E aí, você é possuidor ou proprietário do imóvel em que reside?

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Gabriel Almeida é jornalista com mais de 10 anos de experiência e editor-chefe do Portal Tempo Novo, um dos principais sites de notícias do Espírito Santo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual. Também é responsável pela coluna Serra Empregos, dedicada à divulgação de vagas e concursos públicos.

Leia também