Em meio à pandemia, fim de semana foi de praias lotadas e muita aglomeração na Serra

Compartilhe:
O fim de semana prolongado será de sol, sem chance de chuvas, segundo o Incaper. Mas vale lembrar, que a pandemia ainda não acabou e que aglomerações de pessoas devem ser evitadas. Foto: Arquivo TN / Ana Paula Bonelli
Fotografia feita em Jacaraípe no último domingo (09). Foto: Ana Paula Bonelli

Mesmo em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas praias da Serra ficaram lotadas durante este fim de semana. O pior de tudo é que nem ao ar livre as pessoas estavam respeitando o distanciamento social, medida essa que é extremamente necessária para evitar o avanço da Covid-19. Na cidade, já são 11.701 casos confirmados, 443 moradores mortos e 10.479 pacientes curados.

A reportagem recebeu diversas denúncias e também constatou que as praias realmente estavam cheias de banhistas. Em Jacaraípe, uma aglomeração aconteceu próximo ao píer da praia. Em Manguinhos, também houve registro de populares nas praias. O principal problema denunciado por moradores é que as pessoas não utilizam máscaras e ficam próximas uma das outras.

“Não consigo acreditar na falta de empatia de tantas pessoas. A cidade já teve mais de 400 moradores mortos e o povo enchendo as praias. Será que é uma prioridade tão grande assim ir tomar banho de mar? Tenho muito medo da doença avançar ainda mais e voltar a crescer por causa desses irresponsáveis”, afirmou uma leitora que enviou mensagens para o WhatsApp do TEMPO NOVO denunciando o problema.

O fim de semana também foi de muitos bares com música ao vivo na cidade. Conforme noticiado, mesmo sendo proibido o funcionamento, bares e lanchonetes estão promovendo eventos durante os fins de semana e também causando aglomerações em ambientes fechados. As principais denúncias recebidas pela reportagem foram de moradores de Parque Residencial Laranjeiras, Porto Canoa e Colina de Laranjeiras.

Uma outra internauta, que também não será identificada, reclamou da situação. “Música altíssima e bares lotados. Aqui em Laranjeiras nem parece que existe o coronavírus. Tudo funcionando normalmente e os bares lotados e tudo de porta fechada”, denunciou a popular.

Prefeitura diz que distribuí máscaras e mede a temperatura de banhistas 

O TEMPO NOVO acionou a Prefeitura da Serra para saber se ainda estão sendo feitas fiscalizações em praias da cidade, com acontecia no início, onde os banhistas eram orientados a se retirar dos balneários. Segundo uma nota enviada, o Município segue as orientações do Governo do Estado. Também orienta a população a usar máscaras, manter o distanciamento social e evitar aglomerações.

Informou ainda que a Prefeitura realiza ações preventivas, como distribuição de máscaras para a população. Inclusive, no último sábado (8) a Guarda Municipal mediu temperatura e entregou máscaras nas praias de Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida.

Já sobre os bares, na semana passada a Prefeitura emitiu uma nota informando que o funcionamento ainda continua proibido. “Atualmente o funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes para atendimento presencial, de acordo com decreto estadual, continua vetado no Município da Serra, sendo permitida a abertura de lanchonetes e restaurantes para vendas na modalidade ‘delivery’ ou com entrega no local”.

Disse ainda que segue orientando o cumprimento das normas de isolamento social e realizou até o último dia 21 de julho 6.150 ações de orientação a bares e restaurantes, sendo o município que mais fiscaliza na Grande Vitória.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também