Ecovias vence leilão e continua no comando da BR-101 por 24 anos

Ecovias 101 BR-101
Crédito: Divulgação
Compartilhe:
Ecovias 101 BR-101
Leilão ocorreu em São Paulo. Crédito: Divulgação

A gestão da BR-101 no Espírito Santo e parte da Bahia seguirá sob responsabilidade da Ecovias 101. A concessionária foi a única participante do leilão promovido nesta quinta-feira (26), na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, garantindo a renovação do contrato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes.

O novo acordo, que formaliza a reestruturação da concessão firmada em 2013, prevê uma série de melhorias ao longo dos 475,9 quilômetros da rodovia entre Mimoso do Sul (ES) e Mucuri (BA). O plano inclui a duplicação de 172 km de pistas, construção de 41 km de faixas adicionais e mais 51 km de contornos, além da instalação de dois Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros.

Com investimento estimado em R$ 10 bilhões, a proposta também contempla tecnologias como pesagem automática de veículos e descontos para usuários frequentes. A tarifa básica ofertada pela empresa foi de R$ 0,05525 por quilômetro em pistas simples, atendendo ao critério do maior desconto. O tempo de contrato é de 24 anos, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.

Apesar de ter pedido a devolução da concessão em 2022, alegando dificuldades financeiras, a Ecovias 101 conseguiu retomar o projeto após mediação do Tribunal de Contas da União (TCU), que aprovou a reestruturação contratual e permitiu o retorno ao mercado.

Durante o evento, o presidente da empresa, Marcelo Guidotti, destacou os desafios enfrentados ao longo do processo e agradeceu o apoio do governador Renato Casagrande. “Encontramos ao longo do caminho um parceiro como o governador Renato Casagrande que sempre nos ajudou a ver soluções para melhorar e levar finalmente a este contrato”.

Casagrande também falou sobre a retomada da confiança na concessão. “A descrença tomou conta dos capixabas e nós estamos esperançosos novamente de que possamos ter, a partir deste momento, com o TCU envolvido, investimentos potencializados”.

O governador lembrou ainda que a infraestrutura rodoviária é peça-chave para o desenvolvimento do Espírito Santo. “Resolver a BR-101 é, para nós, essencial. A BR-101 é um gargalo, uma obstrução ao nosso desenvolvimento, e a gente ter a certeza, a esperança, da solução deste assunto, ajuda muito no nosso desenvolvimento.”

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também