Dono de bar é detido por furto de energia elétrica com ‘gato’ na Serra

Serra Gato de energia Dono de bar
Crédito: Divulgação
Compartilhe:
Serra Gato de energia Dono de bar
O dono do bar e mercearia foi detido na Serra. Crédito: Divulgação

O proprietário de um bar e mercearia localizado em Parque das Gaivotas, na região de Nova Almeida, na Serra, foi preso após ser flagrado utilizando um “gato” para furtar energia elétrica. A fraude foi identificada durante uma ação conjunta da Polícia Civil, da Polícia Científica e de técnicos da EDP.

Durante a fiscalização, foi constatada uma adulteração no medidor de energia do imóvel, o que impedia a contabilização do consumo. A irregularidade caracteriza crime de furto de energia elétrica, conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Segundo a Polícia Civil, o responsável pelo estabelecimento alegou que havia arrendado o imóvel há cerca de 40 dias e que o valor do consumo de energia estaria supostamente incluso no aluguel.

O homem foi conduzido à sede do Departamento de Investigações Criminais (Deic), em Vitória, onde prestou depoimento e será responsabilizado conforme as medidas legais cabíveis, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.

A operação contou com a participação de policiais civis do Deic, peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica e técnicos da concessionária EDP.

Leia também:
Mulher é estuprada após sequestro na Avenida Central de Laranjeiras

Gato de energia é crime

De acordo com o Código Penal, o furto de energia elétrica é equiparado ao furto comum, com pena prevista de 1 a 4 anos de reclusão, além de multa.

Além da responsabilização criminal, o responsável pela fraude também deverá ressarcir à EDP os valores correspondentes à energia furtada durante o período da irregularidade, conforme determina a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além dos custos operacionais e administrativos envolvidos.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também