Dia Mundial do Câncer: conscientização e prevenção são fundamentais na luta contra a doença

Compartilhe:
egundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para o Brasil no período de 2023 a 2025 é de cerca de 704 mil novos casos anuais da doença. Crédito: Freepik

No dia 4 de fevereiro, o mundo se une para lembrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer. Criado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Câncer busca ampliar o debate público sobre a doença, incentivar a detecção precoce e estimular políticas de saúde que reduzam sua incidência e mortalidade.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para o Brasil no período de 2023 a 2025 é de cerca de 704 mil novos casos anuais da doença. Entre os tipos mais comuns estão o câncer de mama (73 mil casos por ano), o de próstata (71 mil), seguido pelo câncer de cólon e reto (45 mil), pulmão (32 mil), estômago (21 mil) e colo do útero (17 mil). “A incidência da doença está diretamente ligada aos hábitos de vida da população e à exposição a fatores de risco evitáveis”, destaca a oncologista Juliana Alvarenga.

+ Projeto vai levar teatro e circo de graça para crianças da Serra | Veja como ter acesso

Principais fatores de risco

O câncer é uma doença multifatorial, influenciada por aspectos genéticos e ambientais. Dentre os principais fatores de risco, o tabagismo é o mais preocupante. Segundo o Inca, ele está relacionado a aproximadamente 30% das mortes por câncer. Outros fatores incluem o consumo excessivo de álcool, a má alimentação, a obesidade, o sedentarismo e a exposição solar inadequada.

“O cigarro continua sendo um dos grandes vilões quando falamos em câncer”, explica Alvarenga. “O tabagismo é responsável não apenas pelo câncer de pulmão, mas também por tumores na boca, laringe, esôfago e vários outros órgãos”, complementa.

Diagnóstico precoce salva vidas

Um dos maiores desafios no combate ao câncer é garantir que a doença seja identificada nos estágios iniciais, aumentando as chances de tratamento e cura. Segundo o INCA, quando detectado precocemente, o câncer de mama, por exemplo, tem uma taxa de cura superior a 90%.

“A realização anual da mamografia a partir dos 40 anos é uma grande aliada na detecção precoce do câncer de mama. Da mesma forma, exames como o PSA e o toque retal, para o câncer de próstata, e o Papanicolau, para o câncer de colo do útero, são essenciais para o diagnóstico antes do avanço da doença”, destaca a médica.

Medidas preventivas

A prevenção do câncer passa, principalmente, por mudanças de hábitos. Manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes e fibras, reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados e evitar o excesso de carne vermelha são recomendações fundamentais. Além disso, a prática de atividades físicas e a manutenção do peso corporal adequado podem reduzir consideravelmente os riscos de desenvolver a doença.

Outro aspecto fundamental é a vacinação contra o HPV, que previne o câncer de colo do útero e outros tumores associados ao vírus. “A vacina contra o HPV é uma revolução na prevenção do câncer. Se ampliarmos a adesão à vacinação, podemos reduzir drasticamente a incidência da doença nas próximas décadas”, defende a oncologista.

O Dia Mundial do Câncer reforça a necessidade de a sociedade se mobilizar para reduzir os impactos da doença. Governos, organizações de saúde e a população em geral devem atuar juntos na disseminação de informações sobre prevenção e rastreamento da doença.

“O conhecimento e a prevenção são as armas mais poderosas contra o câncer. Quanto mais cedo diagnosticamos e quanto mais evitamos os fatores de risco, maiores são as chances de vencermos essa batalha”, finaliza Alvarenga.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também