Dezembro recheado de concertos natalinos, congo e ópera

Compartilhe:
O Festival Congo de Casaca terá sua primeira apresentação na quarta-feira (7) no Sesc Glória – Teatro Glória. Foto: Divulgação

O mês de dezembro promete encantar o público capixaba com uma vasta programação de cultura popular e concertos natalinos. Tudo começa no dia 7 de dezembro (quarta-feira) com o Festival ‘O Congo de Casaca’, que segue até o dia 15, com apresentações da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), do Coro Sinfônico da Fames, óperas, exibição de filme, lançamento de livro e homenagens às Bandas de Congo do Espírito Santo. A partir do dia 18, a programação entra no clima natalino com os tradicionais ‘Concertos de Natal da Oses’, em vários municípios da Grande Vitória.

Festival “O Congo de Casaca”

Uma programação que une o erudito e o popular em uma mistura bem capixaba. Esta é a ideia do ‘Festival Congo de Casaca’ que acontece entre os dias 7 e 15 de dezembro, com uma programação especial que homenageia bandas de congo capixaba, o compositor, maestro e poeta Jaceguay Lins e o folclorista e jornalista capixaba Hermógenes Lima Fonseca.

Jaceguay Lins

Compositor, maestro e poeta, Jaceguay Lins radicou-se no Espírito Santo no início dos anos 80. Aqui, contribuiu para a cultura local em diversas áreas, regeu a Orquestra Filarmônica do Estado, compôs trilhas sonoras de filmes nacionais e foi peça-chave para revitalização e divulgação do congo capixaba.

Hermógenes Lima Fonseca

Nascido em Conceição da Barra, o folclorista foi um incansável pesquisador da cultura capixaba e brasileira. Como escritor, foi autor de vários livros, abordando, sobretudo, a cultura popular em forma de contos, crônicas, ensaios, poesia e cordel. Contribuiu ainda para o resgate e a valorização do folclore com inúmeros textos para jornais, revistas e peças institucionais.

Mestres das bandas de congo

A programação inclui a participação especial das Bandas que serão homenageadas: Banda de Congo Amores da Lua (Vitória), com o Mestre Ricardo Sales e a Rainha Cleusa Maria Alves Sales; Banda de Congo Mestre Honório (Vila Velha), com o Mestre Daniel Vieira dos Santos e a Porta Estandarte Jaciara dos Santos; Banda de Congo Mestre Tagibe (Cariacica), com o Mestre Tagibe e a Rainha Maria de Jesus Ferreira e Bandas de Congo da Serra (Serra), com o Mestre Daniel Augusto e a Rainha Maria Cristina.

Concertos de Natal

Com um repertório que privilegiará famosas canções natalinas como ‘Jesus, a alegria dos homens’, ‘Glória, de Vivaldi’ e ‘Jazzy Jingle Bells’ e ‘White Christmas’, as apresentações também incluem obras de Bach, Tchaikovsky, Elgar, Brahms e contam com a participação da cantora lírica Natércia Lopes e do Coro Vox Victoria. O primeiro concerto natalino será realizado na Prainha, em Vila Velha, celebrando a entrega da Reforma da Igreja do Rosário, e em seguida passará por Campo Grande, em Cariacica, Basílica de Santo, Igreja Sagrada Família de Jardim Camburi e na Catedral Metropolitana, esses três últimos locais em Vitória.

Confira a programação completa abaixo:

Festival ‘O Congo de Casaca’

7 de dezembro

Sesc Glória – Teatro Glória

Horário: 20 horas

Abertura oficial

Ópera Popular: TamborES

Orquestra Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo FAMES

Composição e arranjo: Bruno Santos

Roteiro: Dori Santana

Coordenação: Prof. Marcelo Madureira 

Regência: Maestro Gilson Silva

10 e 11 de dezembro

Palácio da Cultura Sonia Cabral

Horário: 19h

Ópera-recreio O REINO DE 2 CABEÇAS

Composição: Jaceguay Lins

Direção Musical – Paula Galama

Direção Cênica – Lício Bruno

13 de dezembro

Sesc Glória – Sala Cariê Lindenberg

Horário: 19h20

Exibição do filme Melodiário, seguida de mesa-redonda sobre o tema “O Congo de Casaca” com o diretor  Marco Valério e a pesquisadora Paula Gálama.

Lançamento do livro O Congo do Espírito Santo, de Jaceguay Lins (Edição revisada por Paula Gálama, com produção da FAMES). Distribuição gratuita.

14 e 15 de dezembro

Teatro Carlos Gomes, Vitória

Horário: 20 horas

CONCERTO EM 2 ATOS:

1º ATO:

Homenagem a Jaceguay Lins:

– J. Lins: Guananira

– J. Lins: Tekoa Porã

– Villa-Lobos: Choros 10

Homenagem a Hermógenes Lima Fonseca – Entrega de placa a cada uma das bandas de congo participantes.

2º ATO:

Homenagem a Hermógenes Lima Fonseca (Harmojo):

Congos do Espírito Santo: músicas do repertório de 4 bandas de congo da Grande Vitória:

– Iaiá, você vai à Penha? – Amores da Lua (Vitória); 

– Boi Carreiro – Banda de Congo Mestre Honório (Vila Velha); 

– Convento da Penha – Banda de Congo Mestre Tagibe (Cariacica). Composição: mestre Tagibe; 

– Madalena – Bandas de Congo da Serra (Serra).

Regência e arranjos: maestro Helder Trefzger

Participação especial: Banda de Congo Amores da Lua (Vitória) – Mestre Ricardo Sales e Rainha Cleusa Maria Alves Sales; Banda de Congo Mestre Honório (Vila Velha – Mestre Daniel Vieira dos Santos e Porta Estandarte Jaciara dos Santos); Banda de Congo Mestre Tagibe (Cariacica) – Mestre Tagibe e Rainha Maria de Jesus Ferreira e Bandas de Congo da Serra (Serra) – Mestre Daniel Augusto e Rainha Maria Cristina.

– J. Lins: Congos de Beira Mar

Coro Sinfônico da FAMES (Reg. Wilson Olmo)

Orquestra Sinfônica do Espírito Santo

Regência: Maestro Helder Trefzger

‘Concertos de Natal’

18 de dezembro

Praça da Prainha, Vila Velha

Horário: 19h30

19 de dezembro

Santuário Bom Pastor, Cariacica

Horário: 19 horas

20 de dezembro

Basílica de Santo Antônio, Vitória

Horário: 19 horas

21 de dezembro

Igreja Sagrada Família, Jardim Camburi

Horário: 19 horas

22 de dezembro

Catedral Metropolitana de Vitória, Centro de Vitória

Horário: 20 horas

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também