
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) anunciou a segunda etapa do programa CNH Social 2025. Serão ofertadas mais 3.500 vagas para quem deseja obter ou atualizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma totalmente gratuita.
As inscrições irão começar em breve. A previsão é que sejam abertas no segundo semestre, ou seja, a partir de julho, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
Quem pode tirar carteira de motorista de graça?
Podem participar moradores do Espírito Santo que estejam cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) ou inseridos em programas sociais de nível estadual ou federal. O objetivo é ampliar o acesso à habilitação como forma de inclusão produtiva e geração de renda.
Quais são as categorias contempladas?
As oportunidades do CNH Social contemplam três modalidades para carteira de motorista:
Leia também
- Primeira habilitação nas categorias A (motocicleta) ou B (carro);
- Adição de categoria, para quem já tem CNH e quer incluir A ou B;
- Mudança de categoria para D (transporte de passageiros) ou E (veículos maiores como carretas).
O Governo do Estado é quem custeia integralmente todo o processo, incluindo aulas teóricas e práticas, exames médicos, psicológicos e provas.
Como se inscrever no CNH Social?
O Governo do Estado abrirá as inscrições no site oficial do Detran, assim que publicar o novo edital. Embora ainda não tenha definido a data, o Detran divulgará o cronograma em breve.
Leia também:
Quando será o próximo feriado prolongado? Folga de 4 dias está chegando
CNH Social 2025: carteira de motorista de graça
Na primeira etapa de 2025, o programa também ofertou 3.500 vagas e registrou mais de 82 mil inscrições — o segundo maior número desde a criação da iniciativa. A cidade da Serra liderou em número de interessados, com mais de 11 mil inscritos.
O CNH Social é uma das principais ações do Governo do Espírito Santo voltadas à promoção da cidadania e ao acesso ao mercado de trabalho. Para o governador Renato Casagrande, a iniciativa reafirma o compromisso com políticas públicas que beneficiem a população de baixa renda, promovendo mobilidade e oportunidades de emprego.