Deputados estaduais criam comissão para acompanhar situação do Rio Doce

Objetivo é monitorar e buscar soluções para o impacto causado pela enxurrada de lama, após o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, Minas Gerais
Compartilhe:
Durante o voo, os deputados perceberam mudanças na coloração da água. Foto: Divulgação
Durante o voo, os deputados perceberam mudanças na coloração da água. Foto: Divulgação

Para acompanhar a situação do Rio Doce, na região Noroeste do Espírito Santo, em função da enxurrada de lama vinda do Estado de Minas Gerais para o território capixaba, a Assembleia Legislativa criou uma comissão, cuja primeira reunião ocorreu nesta terça-feira (10), presidida pelo deputado estadual Josias da Vitória (PDT), na Câmara Municipal de Colatina. Participaram da reunião 12 deputados estaduais, o secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser; prefeitos, vereadores e a sociedade civil.

O rompimento de uma barragem da Samarco no município de Mariana (MG) traz consequências para os municípios de Linhares, Colatina e Baixo Guandu, banhados pelo Rio Doce.

Acompanhado do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), Da Vitória sobrevoou o Rio Doce nesta terça-feira até a barragem de Aimorés, em Minas Gerais. Ele comentou que percebeu mudanças na coloração da água, mas espera que o impacto no Espírito Santo seja menor que o esperado.

Seminário

Já na próxima sexta-feira (13) será realizado um seminário “Crise hídrica e impactos da lama de rejeitos no Rio Doce”, no auditório do Ifes, em Colatina, organizado pelo deputado federal Givaldo Vieira (PT), relator da Comissão Especial da Crise Hídrica, na Câmara dos Deputados.

Picture of Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também