Degradação de rios deixa morador sem água em dias de chuva

Compartilhe:
Rio Santa Maria perto da captação da Cesan após chuvas: água barrenta. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

As fortes chuvas que caíram no Espírito Santo nos últimos dias estão prejudicando o abastecimento de água no Estado.

A Cesan emitiu um comunicado pedindo que o capixaba tente reduzir o consumo de água. O motivo é que os rios Santa Maria da Vitória e Jucu estão com aumento da turbidez (lama) na água, o que dificulta o tratamento da água e a distribuição para a população. O excesso de lama na água é resultado da degradação ambiental, com a terra de estradas e áreas desmatadas sendo levadas até os rios pela força da água da chuva.

No comunicado, a concessionária diz ainda que o abastecimento de água está sendo normalizado gradativamente na medida em que as águas dos dois rios vão permitindo melhores condições para tratamento nas Estações de Caçaroca e Carapina.

Mas a Companhia alerta a população para reduzir o consumo de água, pois apesar do abastecimento ter sido retomado, o consumo está elevado.

Na última segunda-feira (16), a vazão de água tratada foi reduzida para os municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha, zona norte de Vitória, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina. Mas nesta terça (17) à tarde, apesar da água a ser tratada ainda chegar com grande turbidez nas estações, o tratamento está sendo realizado e o abastecimento foi retomado.

O abastecimento tem previsão de normalização para a noite desta quarta (18).

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também