Cuidado com a rede elétrica: veja como curtir as festas juninas com segurança

festas juninas
Compartilhe:
Uma das dicas para festas juninas seguras é obervar para que os enfeites aéreos em hipótese alguma, sejam amarrados em postes ou equipamentos da rede. Crédito: Divulgação

Nos meses de junho e julho, o colorido das festas juninas toma conta de ruas, praças e comunidades. Para garantir que a alegria não dê lugar a acidentes que envolvem energia elétrica, a EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, reforça os principais cuidados que devem ser adotados durante os festejos. 

Durante a montagem das barracas, bandeirinhas e faixas, a atenção com a rede elétrica precisa ser redobrada. Enfeites aéreos não devem, em hipótese alguma, ser amarrados em postes ou equipamentos da rede. É essencial manter distância dos fios e evitar o uso de materiais metálicos, como arames, escadas ou andaimes, nas proximidades da fiação. Instalações inadequadas podem provocar choques, curtos-circuitos e quedas de energia. 

Outro alerta importante é sobre as fogueiras. Elas devem ser montadas longe da rede elétrica e da vegetação. O calor pode comprometer os cabos e causar curto-circuito, resultando em quedas de energia e acidentes graves. Já os fogos de artifício, muito comuns nessa época, precisam ser soltos com segurança, longe da fiação e de áreas de risco. 

Leia também

Serra amplia acesso ao teste do pezinho e atinge 100% de cobertura na rede pública

“As festas juninas são parte importante da nossa cultura e movimentam muitas comunidades. Mas é fundamental que a organização dos ambientes e a comemoração durante os encontros sejam feitas de forma segura para evitar acidentes e garantir toda a alegria que o momento merece”, destaca Filipe Lima, gestor da EDP, ao TN.

Apesar da proibição, a tradição de soltar balões ainda acontece em algumas regiões e representa um dos maiores riscos às redes elétricas nesta época. A ação pode causar sérios acidentes quando os balões atingem a rede elétrica. O impacto vai desde a interrupção do fornecimento de energia ao entorno da ocorrência até incêndios que podem afetar residências, comércios, hospitais e áreas de vegetação.  

A prática de soltar balões é considerada crime ambiental, previsto na Lei nº 9.605/98. Quem for flagrado fabricando, vendendo, transportando ou soltando balões pode ser condenado a pagamento de multa ou pena de um a três anos de prisão. 

Em relação à ligação de energia em barracas e estruturas temporárias, a EDP reforça que é preciso formalizar a solicitação junto à distribuidora. Além de ser crime, a ligação clandestina representa um grave risco à segurança de todos ao entorno.

Confira curtir as festas juninas de forma segura: 

  • Nunca utilize postes ou equipamentos da distribuidora para pendurar decorações; 
  • Evite o uso de arames, fios metálicos ou linhas cortantes para fixar bandeirinhas; 
  • Certifique-se de que todos os enfeites estejam bem presos para não se soltarem com o vento;
  • Acenda fogueiras apenas em locais abertos, longe de fios, postes e vegetação; 
  • Não solte fogos de artifício perto da rede elétrica; 
  •  Se encontrar fios caídos, mantenha distância e acione a EDP imediatamente;
  • Não conecte barracas à rede elétrica de imóveis residenciais; 
  • Evite o uso excessivo de benjamins, emendas e extensões; 
  • Respeite a distância segura de no mínimo 2,5 m entre enfeites e a rede elétrica; 
  • Para barracas e palcos, solicite ligações provisórias com antecedência e apenas pelos canais oficiais da EDP. 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também