Covid-19 matou quase quatro vezes mais que assassinatos na Serra

Compartilhe:
Desde o início da pandemia, foram 1.404 mortes na Serra. Foto: Arquivo TN/Fábio Barcelos
Entre 01 de abril e hoje (17) morreram 370 pessoas por covid-19 na Serra. Foto: Arquivo TN/Fábio Barcelos

Os números não deixam dúvidas quanto à gravidade da pandemia da covid-19 na Serra. Tanto que em três meses e meio, a doença já matou quase quatro vezes mais do que a violência em todo o primeiro semestre de 2020 no município.

De 1º de abril – data da primeira morte pelo novo coronavírus – até às 15h desta sexta-feira (17), a pandemia já havia ceifado 370 vidas na cidade, conforme números da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

E foi exatamente 100 o número de pessoas assassinadas entre 1º de janeiro e 30 de junho, conforme dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Fica também a observação de que os homicídios cresceram 36% em relação ao mesmo período do ano passado, depois de viés de queda registrado em 2017 e 2018.

Mais populosa cidade do Espírito Santo, a Serra também lidera em mortes por covid-19. É também a cidade com o 2º maior número de casos positivos para a doença, superada apenas por Vila Velha.

Já em relação aos assassinatos, pelo menos neste primeiro semestre de 2020, a Serra voltou ao topo do ranking capixaba da triste estatística, seguida por Cariacica e Vila Velha, que tiveram respectivamente 92 e 77 registros cada.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também