Coronavírus: mais da metade da população da Serra não está respeitando o isolamento social

Compartilhe:
Em meio à pandemia causada pelo coronavírus, moradores da Serra circulam pelas ruas da cidade sem máscara. Foto: Ana Paula Bonelli (04/05/2020)
Em meio à pandemia causada pelo coronavírus, moradores da Serra circulam pelas ruas da cidade sem máscara. Foto: Ana Paula Bonelli (04/05/2020)

Desrespeitando orientações de isolamento social, mais da metade da população da Serra está circulando normalmente pelas ruas da cidade. A informação preocupante, já que isso pode causar um aumento significativo no número de pessoas infectadas e dessa forma sobrecarregar os hospitais, foi divulgada pelo Governo do Estado. A Serra é a pior cidade da Grande Vitória no índice de moradores que estão respeitando as medidas.

Enquanto o isolamento está sendo colocado em prática por apenas 42,6% dos cidadãos serranos, os números de casos confirmados e mortes não param de aumentar na cidade. O município já registrou 711 moradores contaminados pelo novo coronavírus e 45 mortes causadas pela Covid-19. Dos infectados, 298 estão curados da doença. Em todo o Espírito Santo, são 3.540 confirmações e 133 mortes.

Na noite da última terça-feira (5), o Governo do Estado divulgou os índices de isolamento social das cidades capixabas. De acordo com o Estado, os dados estão sendo captados através de uma parceria com as operadoras de telefonia móvel. Com isso, o governo consegue monitorar diariamente a quantidade de pessoas que saem as ruas ou ficam em suas casas em meio à pandemia.

De acordo com o levantamento divulgado, o índice de isolamento em todo estado é de 46.3%. Segundo autoridades médicas, o correto seria que o número ficasse em torno dos 70%. Das cidades da Grande Vitória, a Serra é a com menor número de moradores que respeitam as determinações das autoridades sobre ficar em casa. Vale destacar que o município é o com mais mortes causadas pela doença.

O Estado explicou que a ferramenta, que foi disponibilizada gratuitamente, monitora o deslocamento dos usuários de celulares. Para manter o direito à privacidade, os dados são reunidos sem a identificação dos clientes. O percentual sempre se refere as pessoas que ficam em casa e são disponibilizadas no dia seguinte do monitoramento.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também