Coronavírus: 8 pacientes de Manaus internados em hospital da Serra já podem receber alta

Compartilhe:
Dr. Jayme dos Santos Neves é um dos hospitais referências para o tratamento do coronavírus. Foto: Arquivo TN
Dr. Jayme dos Santos Neves é um dos hospitais referências para o tratamento do coronavírus. Foto: Arquivo TN

Internados no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, na Serra, oito dos 36 pacientes de Manaus já estão se recuperando da Covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), eles poderão receber alta nos próximos dias e, para isso acontecer, aguardam somente o resultado negativo do último teste feito para detectar se eles ainda estão na fase transmissível do coronavírus.

A informação foi concedida pelo secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes. “Dos 36 pacientes, 18 estão em enfermaria, 8 deles em condições de alta, aguardando apresentarem resultado negativo pra confirmar a remoção para o Amazonas. Temos, ainda, 18 pacientes em UTI. Dos que estão em enfermaria, 10 estão estáveis. Não tivemos nenhum óbito e temos, cotidianamente, relatos positivos no que diz a respeito do cuidado e nobreza no qual eles têm expressado orgulho”, disse.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

A transferência dessas pessoas ao Espírito Santo ocorreu após o governador Renato Casagrande (PSB) ofertar ajuda ao Amazonas, que vive um colapso na saúde pública, principalmente em Manaus, onde muitos pacientes morreram sem oxigênio e outros insumos essenciais para o cuidado e tratamento de infectados pelo coronavírus.

Os doentes chegaram em Vitória através de dois voos. Um pousou às 21 horas do dia 21 de janeiro e o outro às 1h30 do dia 22. Logo após a chegada, eles foram transferidos por ambulâncias para o Hospital Jayme dos Santos Neves, que é referencia no tratamento da Covid-19 em todo o Espírito Santo.

Ao todo, foram 36 pacientes recebidos e acolhidos pelo Espírito Santo. Todos eles foram isolados das demais pessoas que estão internadas no Jayme para evitar contaminação pela nova mutação do coronavírus registrada em Manaus.

Profissionais de saúde

Ainda de acordo com secretário Nésio Fernandes, todos os profissionais de saúde que tiveram contato com os infectados vindo de Manaus serão testados duas vezes para saber se estão contaminados pelo coronavírus. O objetivo, além de observar o estado de saúde dos funcionários, é acompanhar de perto o risco de contaminação por mutações.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também