Convivência com cães pode trazer benefícios para saúde do dono

Compartilhe:
De acordo com o estudo divulgado pela American Heart ter um cachorro pode diminuir o risco cardíaco ao contribuir com o aumento da atividade física, por conta dos passeios e brincadeiras. Foto: Divulgação Portal Dog

Já está comprovado que o cachorro é o fiel escudeiro e melhor amigo do homem. Mas o que muita gente não sabe é que o convívio com o animal de estimação pode trazer benefícios para a saúde, inclusive cardiovascular, do dono. O estudo foi divulgado pela American Heart.

De acordo com a publicação, ter um cachorro pode diminuir o risco cardíaco ao contribuir com o aumento da atividade física, por conta dos passeios e brincadeiras, além de ajudar a reduzir a pressão arterial, o colesterol e, ainda, ser um importante aliado contra o estresse, conforme complementou a Associação Americana do Coração, responsável pelo estudo.

“Quando os donos saem para passear com os cães, correm ou brincam com eles, estão, indiretamente, fazendo atividade física. No caso de uma pessoa sedentária, isso pode fazer uma grande diferença na diminuição da pressão arterial e do colesterol, por exemplo”, destaca o cardiologista Schariff Moysés.

Comprovado em muitos estudos, a convivência com animais de estimação pode contribuir para o bem-estar psicológico, além de ajudar na prevenção e tratamento de várias doenças. Quando o assunto é o nível emocional, essa relação é capaz, ainda, de diminuir a depressão, o estresse e a ansiedade.

“Acredito que tudo o que faz bem para as pessoas é válido como prevenção, mas ressalto a importância de estar em dia com as visitas ao médico, manter uma rotina com alimentação saudável e evitar hábitos como cigarro e álcool em excesso”, finaliza o cardiologista. ​

 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também