Contarato pede ao Ministério Público que investigue Ricardo Salles

Compartilhe:
Salles e Contarato: Afirmação do ministro sobre derrubar normas ambientais tem gerado reações. Foto: Reprodução Revista Fórum/Divulgação Senado.

O senador capixaba Fabiano Contarato (Rede), ao lado do também senador Jaques Wagner (PT-BA), pediu ao Ministério Público que investigue o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Em publicação feita por meio de rede social nesta sexta-feira (29), Contarato escreveu que “não podemos aceitar que o governo e o ministro tenham medidas contrárias ao desenvolvimento sustentável”.

O senador lembrou da postura de Salles durante reunião em 22 de abril, cujo conteúdo foi exposta ao público um mês depois, em 22 de maio, quando o ministro disse ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que o governo deveria aproveitar a atenção da imprensa com a pandemia e suas mortes para “ir passando a boiada” nas regras ambientais.

“Se depender de nós, a boiada de Salles não vai passar destruindo tudo que encontra pelo caminho”, conclui o Contarato na postagem.

Salles e Contarato: Afirmação do ministro sobre derrubar normas ambientais tem gerado reações. Fotos: Reprodução Revista Fórum/Divulgação Senado.

Mesmo antes da manifestação do senador capixaba, o Ministério Público Federal (MPF) já se movimentava por conta da fala de Salles. Segundo publicação do blog de Matheus Leitão na Revista Veja feita na última quarta-feira (27), o MPF solicitou providências à Procuradoria Geral da República e à Procuradoria da República no Distrito Federal, enumerando práticas questionáveis por quem ocupa cargo que deveria trabalhar pela proteção ambiental no país.

Em entrevista ao site de noticias do UOL na última segunda-feira (25), Salles declarou que se soubesse que o conteúdo da reunião iria a público, defenderia as mesmas ideias. Segundo o ministro, tratam-se de medidas de desburocratização e simplificação.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também