Cobras venenosas invadem casas em bairro da Serra e atacam até cachorros

Serra Cobras venenosas Cobras Cobra coral Jararaca
Crédito: Divulgação
Compartilhe:
Serra Cobras venenosas Cobras Cobra coral Jararaca
As cobras venenosas estão invadindo casas no bairro da Serra e atacaram dois cachorros. Crédito: Divulgação

Moradores do bairro Costa Bela, na Serra, estão em alerta após uma sequência de aparições de cobras venenosas dentro de residências. Somente na última semana, foram encontradas três serpentes da espécie coral verdadeira e duas jararacas, todas em áreas residenciais. Os animais atacaram dois cachorros, que seguem internados em estado grave. Um deles teve os rins comprometidos devido ao veneno.

A situação tem causado medo na comunidade. A líder comunitária Daniele Curty informou ao Jornal Tempo Novo que a Associação de Moradores emitiu um alerta pedindo que ninguém tente capturar os animais.

“As aparições estão cada vez mais frequentes. Todas as serpentes encontradas são adultas e estavam próximas a casas com idosos e crianças”, relatou. Ainda de acordo com ela, os cães atacados precisaram ser levados para clínicas veterinárias e seguem sob cuidados intensivos.

A cobra coral verdadeira é uma das serpentes mais venenosas do Brasil. No entanto, a jararaca é considerada uma das mais perigosas por ser agressiva quando se sente ameaçada. Seu veneno pode causar necrose, hemorragias e até a morte, principalmente em pessoas mais vulneráveis.

Daniele também apontou problemas ambientais antigos no bairro como possíveis causas para o aumento no número de cobras. “Há anos sofremos com desmatamento e a falta de rede de esgoto. Apesar das inúmeras tentativas, não conseguimos avanços concretos. Tudo isso tem consequências, e talvez estejamos vendo uma delas agora”, afirmou.

Leia também:
Estado abre 4 mil vagas para faculdade gratuita com cursos de graduação, pós e mestrado

Biólogo alerta para risco das cobras venenosas na Serra

O biólogo Cláudio Santiago alerta que, em caso de encontro com uma cobra, o ideal é manter distância e jamais tentar matá-la. “Nunca tente conter ou matar a serpente. Apenas um arranhão do dente da jararaca pode causar danos graves. E mesmo morta, o veneno ainda pode representar risco”, explicou.

Entretanto, segundo ele, as cobras não atacam sem motivo. “Elas geralmente estão atrás de alimento, como ratos. Se apareceram em residências, é sinal de que há oferta de comida ali. Manter os quintais limpos, sem lixo ou entulho, ajuda a afastar esses animais”, orienta.

Sobre a coral verdadeira, Santiago reforça: “Ela não dá bote, não corre atrás de ninguém, nem é rápida. Mas uma picada pode ser fatal. Mesmo assim, não devemos matar esses animais. Eles têm papel importante na ecologia. Existem formas de afastá-los sem violência”.

Leia também:
Justiça suspende terceirização da UPA da Serra Sede após ação do Ministério Público

O que fazer ao encontrar uma cobra na Serra?

Caso encontre uma cobra ou outro animal silvestre, como ouriços, gambás ou aves exóticas, a recomendação é não se aproximar nem tentar capturá-lo. Mantenha o local seguro e acione imediatamente os órgãos competentes, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra ou a Polícia Ambiental.

Quem tiver precisando de atendimento deve ligar para (27) 3291-7413.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também