
Uma serpente conhecida na natureza por ser ‘devoradora de jararacas’ assustou moradores de uma residência localizada em Porto Canoa, na Serra. A cobra, da espécie Clelia clelia, também conhecida como muçurana, foi encontrada dentro de uma das casas do bairro.
De acordo com os moradores, a cobra entrou pela sala da residência e foi avistada por uma das moradoras, que se assustou e gritou ao se deparar com o animal. Seu companheiro, ao ouvir os gritos, correu para ajudar. Juntos, eles conseguiram retirar a serpente do local.
Rafael Alves contou ao Portal Tempo Novo que a família levou um grande susto. Segundo ele, eles mesmos capturaram a cobra com cuidado, colocaram o animal em um recipiente plástico e o soltaram em uma área de mata próxima à residência.
Biólogo faz alerta sobre cobra ‘devoradora de jararacas’
A reportagem do Tempo Novo conversou com o biólogo Cláudio Santiago para entender melhor o comportamento da espécie. Ele confirmou que a cobra se trata de uma Clelia clelia, animal considerado benéfico para o ambiente.
Leia também
“Ela também é chamada de cobra do bem, porque se alimenta principalmente de outras serpentes, como a jararaca. Inclusive, é imune ao veneno delas”, destacou o biólogo.
Ainda segundo Cláudio, a muçurana possui veneno, mas não representa risco significativo para os seres humanos. “Ela tem dentes de inoculação de veneno localizados no fundo da boca, o que torna raro qualquer acidente. Pode parecer agressiva, mas é uma espécie que os moradores do campo até preferem manter por perto justamente por controlar outras serpentes venenosas. Ela mata por constrição, como faz a jiboia”, explicou.
Leia também:
Detran convoca 1.125 suplentes para tirar carteira de motorista de graça no CNH Social
O que fazer ao encontrar uma cobra na Serra?
Caso encontre uma cobra ou outro animal silvestre, como ouriços, gambás ou aves exóticas, a recomendação é não se aproximar nem tentar capturá-lo. Mantenha o local seguro e acione imediatamente os órgãos competentes, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra ou a Polícia Ambiental.
Quem tiver precisando de atendimento deve ligar para (27) 3291-7413.