Cobra cipó é resgatada no meio de avenida movimentada em bairro da Serra

"Cobra cipó é resgatada no meio de avenida movimentada em bairro da Serra" "Cobra cipó é resgatada no meio de avenida movimentada em bairro da Serra"
Compartilhe:

Uma das avenidas mais movimentadas de Jacaraípe, na Serra, a Minas Gerais, foi palco de um encontro inusitado no domingo (26). Uma cobra cipó verde foi avistada por moradores, que ficaram assustados com a presença da serpente e acionaram a fiscalização ambiental para o resgate.

Apesar de a cobra não ser venenosa, o trânsito intenso de pedestres e veículos na Avenida Minas Gerais, no bairro Das Laranjeiras, representava risco tanto para o animal quanto para as pessoas.

“Um morador desavisado poderia se assustar com a cobra no meio do caminho e acabar sendo atropelado no susto. Além disso, a cobra também correria risco”, explicou um fiscal envolvido na ação.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente da Serra, somente em 2024, já foram registrados 210 resgates de animais silvestres no município, com destaque para espécies como jibóias e saruês.

+ Morador da Serra tem construção demolida em área irregular; multa pode chegar a R$ 100 mil

A cobra cipó verde (Chironius bicarinatus) é uma serpente não peçonhenta comum em florestas tropicais da América do Sul, incluindo o Brasil. Com até 2 metros de comprimento, sua coloração verde vibrante e corpo fino permitem que se camufle entre galhos e cipós. Apesar de inofensiva para os humanos, a espécie desempenha um papel essencial no equilíbrio ecológico, controlando populações de presas e servindo como alimento para predadores.

Quem encontrar animais silvestres pode solicitar atendimento pelo aplicativo Colab (www.colab.re), disponível gratuitamente, ou acionar a Polícia Militar Ambiental pelo telefone (27) 3636-1650.

De acordo com a Semma, a cipó foi levada para a área de APP na Praia de Capuba, para soltura. 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se, onde assina matérias sobre lazer, cultura, eventos e diversão no Espírito Santo. Seu olhar apurado e experiência garantem uma cobertura leve, informativa e conectada com o que acontece de melhor no estado.

Leia também