Clóvis é destaque no Enem entre as escolas públicas da Serra

Compartilhe:
Estudantes da escola participam de um projeto de uso de celular nas aulas, e contam com laboratórios no auxílio da aprendizagem. Foto: Arquivo TN
Estudantes da escola participam de um projeto de uso de celular nas aulas, e contam com laboratórios no auxílio da aprendizagem. Foto: Arquivo TN

Clarice Poltronieri

Entre as escolas públicas com melhor desempenho no Enem 2015, a Serra conseguiu colocar uma entre as dez primeiras do estado. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Clóvis Borges Miguel, na Serra-sede, ficou com a 10ª maior nota (534,48), considerando a média das provas objetivas com a redação. No país, o Clóvis Borges ficou na colocação 5.321, considerando as públicas e particulares.

Depois do Clóvis, o melhor desempenho entre as escolas públicas na Serra foi da Francisca Peixoto Miguel, em Nova Almeida, com 519,34 e a Belmiro Teixeira Pimenta, em Eurico Salles, com 511,17. Elas também são escolas estaduais.

Para a pedagoga Elaíse Carla Sonezhetti, que já foi aluna, professora e há 10 anos é pedagoga do Clóvis Borges Miguel, o resultado é fruto de um trabalho de organização em equipe.

“Acredito que o sucesso está na organização da escola e no comprometimento de toda a equipe com a qualidade do ensino. Trabalhamos com projetos que favorecem a autonomia do estudante e consolidam os laços afetivos deles com a escola, além ampliar a participação da família na vida escolar do aluno. É um conjunto de ações para favorecimento do aprendizado”, explicita.

Segundo Elaíse, a escola sempre renova os projetos, conforme vai mudando o interesse dos alunos. “Temos monitoria estudantil, festival de música, campeonatos de avião de papel, robótica, esportes, tudo costurado dentro do currículo, além de participar de todos os projetos estruturantes do governo. E entendemos que o sucesso de tudo isso é especialmente do aluno”, aponta.

Já na rede privada, o melhor desempenho na Serra foi da Escola Múltipla de Barcelona, com média de 603,69. No ranking nacional ela ficou na 1.481ª colocação. O segundo lugar na Serra ficou com o Darwin, em Colina de Laranjeiras, que obteve 595,16.  Em terceiro, entre as instituições privadas, ficou o Linnus Pauling – Jacaraípe, com média de 574,75.

Nenhumas das escolas particulares serranas ficaram entre as com maior nota do Estado, dentre as particulares. Neste ranking, a maior nota foi 697,63 e a da 10ª colocada 636,53.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também