Cidades inteligentes e sustentáveis? Especialistas revelam tendências em feira na Serra

Compartilhe:
cidades

Entre os dias 16 e 18 de julho, o Pavilhão de Carapina, na Serra, será palco da segunda edição da ES Construção Brasil — uma feira gratuita que promete reunir grandes nomes do urbanismo, da construção civil e do desenvolvimento territorial de todo o país. Em 2025, o evento traz como tema “Inovação e Sustentabilidade: Construindo o Futuro das Cidades”.

Quem patrocina oficialmente esta edição é a Vaz Desenvolvimento Imobiliário, uma empresa capixaba com quase 30 anos de atuação em diversos estados brasileiros, como Espírito Santo, Rondônia, Mato Grosso e São Paulo. A companhia é especializada em transformar áreas em bairros e comunidades planejadas, com foco em qualidade de vida, infraestrutura e preservação ambiental.

Abertura com painel de peso

Logo na quarta-feira (16), às 15h30, a Vaz promoverá o painel “Cidades Planejadas e Sustentáveis”, no auditório principal da feira. A discussão contará com cinco especialistas reconhecidos nacionalmente:

• Hugo Serra (Strato Urbanismo): responsável por projetos como a Cidade Pedra Branca (SC), referência em urbanismo de uso misto;

• Myriam Tschiptschin (CTE): arquiteta e especialista em cidades saudáveis, que lidera projetos com certificações internacionais como a Fitwel Community;

• Paulo Takito (Urban Systems): atua em estudos estratégicos de empreendimentos como Cidade Center Norte (SP) e VivaPark Porto Belo (SC);

• Felipe Stracci (Studio Plantar Ideias): arquiteto paisagista que liderou a revitalização do Parque Ibirapuera, integrando história, natureza e acessibilidade;

• Diogo Henrique (Eythan Magal): especialista em segurança e bem-estar urbano por meio de inteligência territorial.

Leia também

Boulevard Lagoa não é condomínio: a verdade por trás do bairro mais luxuoso e fechado da Serra

Urbanismo com propósito

Para Douglas Vaz, fundador da empresa patrocinadora, inovar no urbanismo é, antes de tudo, pensar no bem-estar das pessoas. “A gente provoca mudanças reais quando transforma espaço em comunidade com pertencimento, tempo em qualidade de vida e natureza aliada ao desenvolvimento”, afirma.

A arquiteta e painelista Myriam Tschiptschin reforça a importância de certificações internacionais na construção de cidades planejadas. Segundo ela, a aplicação de padrões como o Fitwel Community vai além da qualificação física dos espaços: promove saúde, acessibilidade, segurança e integração com o entorno.

“Uma cidade planejada com esses critérios se transforma em um agente positivo para toda a região onde está inserida. Gera desenvolvimento sustentável, fortalece o sentimento de comunidade e valoriza o território”, explica.

Preservação e visão de futuro

Com mais de 18 milhões de metros quadrados entregues ou em desenvolvimento e mais de 5 milhões de m² de mata nativa preservada, a Vaz aposta em pilares como infraestrutura de qualidade, mobilidade eficiente e qualidade de vida.

Um dos projetos futuros da empresa é o desenvolvimento de um grande parque urbano numa nova centralidade em Vila Velha, que terá início com um condomínio fechado de alto padrão, alinhado às referências mais modernas de urbanismo no país.

Inscrições abertas

A entrada é gratuita, e os interessados já podem se inscrever pelo link CLICANDO AQUI.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também