Cidade tem duas mortes por H1N1

Compartilhe:
A vacinação contra a gripe H1N1 segue até o dia 20 de maio e amanhã (30) tem ‘Dia D’ para doentes crônicos. Foto: Divulgação Agência Brasil
A vacinação contra a gripe H1N1 segue até o dia 20 de maio e amanhã (30) tem ‘Dia D’ para doentes crônicos. Foto: Divulgação Agência Brasil
A vacinação contra a gripe H1N1 segue até o dia 20 de maio e amanhã (30) tem ‘Dia D’ para doentes crônicos. Foto: Divulgação Agência Brasil

Clarice Poltronieri

A Serra já tem dois casos de morte por gripe H1N1 (Influenza A) confirmados: uma criança e uma mulher. As informações são da subsecretária de Gestão em Saúde Pública, Eida Gonsalves, que disse que já são 8 casos confirmados no município e 69 suspeitos.

Eida disse que o vírus já vem circulando ao longo dos anos, mas esta cepa está mais agressiva, agravando a doença em alguns pacientes.
“O tratamento é ambulatorial e apenas nos casos de agravamento, os pacientes são encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e hospitais”, explica.

Neste sábado (30) começa a vacinação dos portadores de doenças crônicas, indígenas, presidiários e profissionais que trabalham dentro de presídios.
Profissionais que trabalham dentro de postos de saúde e hospitais começaram a ser vacinados no dia 18. Já as crianças entre seis meses e cinco anos e idosos com 60 anos ou mais, estão recebendo a imunização desde o dia 27.

Os grupos prioritários foram determinados pelo Ministério da Saúde e todos que fazem parte dele podem ser vacinados até o dia 20 de maio, basta procurar uma das 40 Unidades de Saúde (US) mais próximas, levando documento de identificação e cartão de vacina, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

A vacina contra a gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).

A gripe provocada pelo vírus influenza A (H1N1), é uma doença respiratória que tem a capacidade de se propagar rapidamente, principalmente no inverno. Por isso, é preciso ficar atento às formas de transmissão, sintomas, tratamento e modos de prevenção.

Zika Virus

O surto de zika vírus já está em declínio, segundo a subsecretária de Gestão em Saúde Pública da Serra, Eida Gonsalves. Neste ano foram notificados 187 casos suspeitos, mas nenhum foi confirmado por exame laboratorial, e 27 casos suspeitos de microcefalia em bebês, também sem confirmação. Em 2015 foram confirmados laboratorialmente na cidade três casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também