Ciclo religioso de São Benedito se encerra com a derrubada dos mastros na Serra

derrubada mastro Serra
Compartilhe:
No sábado (19), a derruba do mastro acontece em Manguinhos e Nova Almeida; já no domingo (20), a tradição segue para a Serra Sede. Crédito: Edson Reis

Fé, cultura e tradição vão marcar o encerramento do ciclo folclórico-religioso de São Benedito e São Sebastião na Serra, com as tradicionais Derrubadas dos Mastros, que acontecem neste fim de semana em três regiões do município. O ciclo, iniciado no começo de 2024, chega ao fim com celebrações em Manguinhos e Nova Almeida, no sábado (19), e na Serra Sede, no domingo (20).

Em Nova Almeida, a programação começa às 18h de sábado, em frente à Igreja dos Reis Magos, com a participação da Banda de Congo de São Benedito e São Sebastião, animando o público com cânticos e tradições que remontam à fé popular capixaba.

Ainda no sábado, às 19h, será a vez de Manguinhos realizar sua tradicional Derrubada do Mastro de São Sebastião, na vila do balneário. A festividade contará com apresentações das bandas Jovens de Manguinhos e Congo Mirim de Sant’Ana, promovendo um encontro de gerações em torno do congo.

+ Véspera de feriado com Laila Orlande em bar da Serra

O encerramento oficial acontece no domingo (20), às 19h30, na Serra Sede, com a Derrubada do Mastro de São Benedito em frente à Igreja Matriz. A celebração reunirá diversas bandas de congo do município: Congo Folclórico São Benedito, São Benedito de Campinho da Serra, Konshaça, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga, São Benedito de Santiago, além da tradicional Banda de Música Estrela dos Artistas. A noite será finalizada com vivas a São Benedito e um show pirotécnico, que promete colorir o céu da cidade com fé e alegria.

Para o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Anderson Madeira, o evento representa a preservação da memória e da identidade local: “Fortalecer as tradições folclóricas e culturais, que são patrimônio da nossa cidade, é um dos nossos compromissos. Essas festas garantem a continuidade de um espaço de devoção e celebração. Cada tradição é um testemunho vivo da nossa história e das nossas raízes”, destacou.

A Derrubada do Mastro é organizada pela Associação das Bandas de Congo da Serra e conta com o apoio da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também