Chuva melhora nível de rio que abastece a Serra

Compartilhe:
Ponto de captação no Santa Maria no Quaimado, zona rural da Serra. Foto: Arquivo TN / Bruno Lyra
Ponto de captação no Santa Maria no Quaimado, zona rural da Serra. Foto: Arquivo TN / Bruno Lyra

Ainda longe de resolver uma das piores secas da história do ES, as chuvas que caíram na semana passada melhoraram um pouco a situação dos rios que abastecem a Grande Vitória.

O Santa Maria, que atende a Serra, zona norte de Vitória, parte de Cariacica e Praia Grande em Fundão – cerca de 700 mil pessoas – está com vazão de 5,4 mil litros por segundo, de acordo com medição feita nesta terça (03) pela Agência Estadual de Recursos Hídricos.

O nível crítico do rio é 3,8 mil litros por segundo e a Cesan capta 2,7 mil litros. Dias antes da chuva, o nível chegou a 2,8 mil litros. Praticamente toda a água que chegava no rio era retirada pela pela Cesan, deixando o Santa Maria sem vazão para a baía de Vitória.

Mesmo assim a situação ainda é muito ruim, já que a média histórica de vazão do rio em novembro ultrapassa 18 mil m3.

Já o rio Jucu, que atende Cariacica, Vitória (a parte da ilha) e Vila Velha – cerca de 1 milhão de pessoas –   está com 15,1 mil litros por segundo. O rio chegou a ficar com pouco mais de 5 mil litros, índice considerado crítico.

A média do Jucu para novembro é de 30 mil litros por segundo.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também