Churrasco a qualquer hora e com os amigos

Compartilhe:
galera que se reune em Barcelona para bater papo, fazer churrasco e ‘tomar umas’. Foto: Edson Reis
galera que se reune em Barcelona para bater papo, fazer churrasco e ‘tomar umas’. Foto: Edson Reis
Galera que se reune em Barcelona para bater papo, fazer churrasco e ‘tomar umas’. Foto: Edson Reis

Por Thiago Albuquerque

De tijolo, elétrica, em roda de carro… não importa aonde e como vai ser feito a churrasqueira. Pegou o sal grosso, carvão, carne e a cerveja gelada, o famoso churrasco está pronto para começar. Motivos para isso são vários, isso fica no desejo e vontade de cada grupo de amigos. Às vezes nem é preciso ter um motivo.

Dia e horário? Besteira.  Pode ser numa cinzenta segunda-feira ou num domingão ensolarado. Começar pela manhã ou à noite, alguns até sem hora para terminar.  O fato é que o churrasco é algo que está dentro da casa da maioria dos brasileiros.

É o caso de uma turma que se junta em Barcelona na Serra. “Nós reunimos sempre para ouvir música, ter uma boa conversa e assar aquele churrasco”, conta Aldenira Sousa, 49, moradora do bairro Eldorado.

Ela nasceu no Mato Grosso do Sul e há 10 anos veio para o estado. “Só estranhei no churrasco daqui o feijão tropeiro. Sempre pensava, para quê tropeiro se já tem tanta carne?. Depois percebi que o feijão é para os capixabas como a mandioca no churrasco do sul Mato-grossense, não pode faltar”, conta.

Otília Teófilo, professora e advogada, 45 anos, moradora de Colina de Laranjeiras, faz parte grupo de churrasqueiros de Barcelona a um bom tempo. “O grupo é muito bacana, fazemos no estilo americano, cada um leva algo para poder ajudar, ou uma pessoa compra e depois rateamos o valor, estamos em um ritmo de todos os sábados nos juntarmos a mais ou menos dois anos e meio”, detalha.

Guilherme Faria, 21 anos, de Morada de Laranjeiras, faz churrascos à noite durante a semana especialmente as quartas ou quintas-feiras.  “Esses dias porque têm futebol na TV. Então juntamos outros amigos para queimar uma carne e ver meu time do coração, o Santos”, diz.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também