Cesan corta toda água da Serra por causa da seca

Compartilhe:

Bruno Lyra

A baixíssima vazão do rio Santa Maria da Vitória fez a Cesan emitir um comunicado de emergência avisando que está suspenso o abastecimento de água em toda a Serra, zona norte de Vitória, parte de Cariacica e Praia Grande em Fundão.

Confira o comunicado na íntegra:

A Cesan esclarece que ocorreu uma redução brusca no Rio Santa Maria da Vitória, e foi necessário fazer uma manobra na barragem de Rio Bonito para liberar mais água para a região de Serra e Zona Norte de Vitória. A previsão é que o abastecimento se normalize em 48 horas. O rodízio permanece sem alterações. 

O último dado sobre a vazão do rio Santa Maria apontava para um fluxo de apenas 1,4 mil litros por segundo.  A informação está no site da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e foi coletada na última segunda-feira.

Para se ter uma idéia de quão pequeno está o nível do rio, 3,8 mil litros é considerado o limite crítico. E a Cesan capta, em média, 2,5 mil litros por segundo no rio.

A reportagem de Tempo Novo esteve no ponto de captação do rio no distrito do Queimado, zona rural da Serra que fica na divisa com Cariacica. E confirmou a queda dramática da vazão, que está bem inferior ao que vinha apresentando o manancial desde o ano passado.

 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também