Cerca de 20 mil imóveis sem ligar a rede de esgoto

Compartilhe:
CÓRREGO Irema com as águas poluídas: falta de tratamento é risco à saúde. Foto: Bruno Lyra
CÓRREGO Irema com as águas poluídas: falta de tratamento é risco à saúde. Foto: Bruno Lyra

Clarice Poltronieri

É comum vermos a população reclamar das condições das águas do município, seja nos rios, praias ou lagoas. O que poucos sabem é que só na Serra, são mais de 20 mil imóveis que já têm acesso à rede de coleta tratamento e ainda não fizeram a ligação.

Isso implica na contaminação das águas da cidade, já que muitas casas lançam o esgoto na rede de drenagem pluvial. Entretanto, segundo a assessoria da concessionária Serra Ambiental, responsável pela coleta e tratamento de esgoto na cidade, não é possível mensurar este número, pois alguns imóveis ainda fazem uso de fossa-filtro e não lançam diretamente na rede de drenagem.

A concessionária informou que até o momento, 75% dos serranos já têm acesso à rede de coleta e tratamento de esgoto, basta fazerem a ligação. A previsão é que até 2023 toda a cidade esteja tratando adequadamente seu esgoto.

Ainda segundo a empresa, logo após a execução das redes, os moradores são convidados a fazer a interligação, cabendo a ela avaliar as interligações não efetivadas e as razões. O morador que não atender à solicitação pode ser notificado pela concessionária, pelos órgãos ambientais e pela prefeitura, que pode também emitir multa.

E resolver o problema é simples: se já existe a caixa de esgoto na calçada (PI), basta fazer a interligação, a custo do proprietário. E se ainda não tiver, é preciso solicitar uma nova ligação de esgoto através do telefone 115.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também