Casagrande acaba com todas as medidas especiais e Covid vira ‘mais uma’ doença dentre as demais

Compartilhe:
Casagrande recebe dose de reforço contra Covid-19. Foto: Helio Filho.
Casagrande recebe dose de reforço contra Covid-19. Foto: Helio Filho.

Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (06), o governador Renato Casagrande anunciou a derrubada de todas as medidas especiais utilizadas desde o início da pandemia. Com isso, uso de máscaras em todos os ambientes não é mais obrigatório em solo capixaba; o passaporte de vacina será extinto e o mapa de risco deixará de ser utilizado.

Casagrande disse que a Covid-19 será tratada como mais um doença dentre as demais que o sistema de saúde público já combate.

“Nós estamos a partir desse momento mudando a forma de gestão da pandemia; a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia; ela continua nessa classificação pois somente a OMS pode retirar, entretanto, decidimos tratar o assunto sob a perspectiva da área de saúde pública do ES sem as medidas qualificadas que nós usamos até o presente momento. Ou seja, acabou a matriz de risco, que publicou 101 mapas de risco que nortearam as ações em todo o ES”, disse Casagrande.

O governador confirmou a desobrigação do uso de máscara em todos os ambientes do ES: “Nesse novo momento, não precisaremos mais usar as máscaras. Estamos desobrigando o uso de máscara. Esse é um passo simbólico. A partir deste momento, o uso não é mais obrigado. Isso não quer dizer que as pessoas não devam usar”, disse.

O governador explicou que a obrigatoriedade continua para os profissionais de saúde. O passaporte da vacina também não será mais exigido em nenhum local. “Estamos no melhor quadro de dados que desde o início da pandemia, isso permite que a gente desobrigue os estabelecimentos de exigir este documento”.

Taxa de transmissão no ES

Durante o pronunciamento, Casagrande ainda destacou que o Estado está com a menor taxa de transmissão da Covid-19 desde o início da pandemia. “A taxa de transmissão hoje está em 0,19 e a porcentagem de positividade é de 2%. Os menores índices da pandemia desde março (de 2020). A média móvel de óbito de 14 dias está em um óbito. É também a menor taxa desde o mês de março”, destacou o governador.

ES não terá mais Mapa de Risco

Um anúncio de grande importância também feito na tarde desta quarta-feira foi o fim do uso do Mapa de Risco para gerenciamento da pandemia de Covid-19. Na prática, através desta matriz, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), determinava as medidas restritivas e de combate de cada um dos 78 municípios capixabas.

“Nós não teremos mais, a partir de hoje, o uso da matriz de risco. A pandemia será gerenciada como outro assunto, sem as medidas qualificadas que usamos até o presente momento. Não teremos mais o mapa de risco”, anuncia Casagrande.

Picture of Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também