Caramujos africanos proliferam nos balneários

Compartilhe:
Foto: Bruno Lyra
Infestação.Os invasores aparecem até na praia de Jacaraípe. Foto: Bruno Lyra
Infestação.Os invasores aparecem até na praia de Jacaraípe. Foto: Bruno Lyra

Por Ayanne Karoline

O caramujo africano também é uma das pragas urbanas que se prolifera em temporadas mais quentes, como verão e primavera. Neste período é possível notar a presença deles em várias residências da Serra, principalmente aquelas com jardins, gramas ou algum tipo de verde. Muitas queixas têm vindo de balneários como Nova Almeida, Manguinhos e Carapebus.

A bióloga Simone Claude, da Vigilância Ambiental e Sanitária da Serra, explica que eles aparecem mediante umidade, causada por pancadas de chuvas que ocorrem no verão, chuvas intensas ou água parada. “Eles se alimentam de vegetação e de caramujos e lesmas de jardim”.

Simone orienta que a catação dos animais seja feita individualmente, por cada morador em sua casa, protegendo as mãos com uma sacola, por exemplo. Para eliminá-los, pode ser utilizada água fervente ou gasolina para queimá-lo. Após esse processo, é necessário quebrar as casquinhas e enterrar. “Não jogue sal pois saliniza o solo e isso contamina o ambiente. Também não coloque o animal vivo na lixeira, pois ele pode se livrar e continuar reproduzindo”, orienta.

Segundo a Prefeitura, a Vigilância Ambiental em Saúde já fez um estudo, detectando que os caramujos africanos existentes no município não transmitem doenças.

Serviço – Para orientações ou informar sobre insetos e caramujos africanos o morador deve ligar para o Departamento de Pragas Urbanas no telefone 3281-3673, das 7 às 17 horas.

 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também