Câmara quer saber quanto Eco arrecada e investe na 101 na Serra

Compartilhe:

Após o acidente ocorrido no km 259 da BR-101 na Serra, na última sexta-feira (31) ocasionando na morte de um motorista, vereadores voltaram a criticar a concessionária Eco-101 e querem saber o quanto a empresa já arrecadou com a praça de pedágio em Chapada Grande para confrontar com os valores investidos no município.

Durante a sessão dessa semana, vereadores apontaram descaso da concessionária com o município e falta de investimentos previstos no contrato de concessão, feito em 2013. O vereador Cabo Porto (PSB) enviou documento à Eco solicitando detalhes sobre o faturamento da concessionária, com valores médios, por período e total, arrecadados na Serra e o que está sendo feito com o valor para melhorias na malha viária da Serra, BR 101, que corta o município.

“Queremos confrontar os valores arrecadados na Serra com os investimentos. A Serra tem mais de 500 mil moradores e é polo econômico, certamente é a praça de pedágio que mais arrecada no ES, mas não vemos investimentos nenhum. Além dos acidentes, a 101 é um gargalo para o desenvolvimento econômico da cidade mais industrializada. Além disso, defendo que a Eco assuma o trecho da Rodovia do Contorno, que está numa situação alarmante”, disse o vereador,  que é relator da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização das Obras da BR 101 pela Eco na Serra.

A Serra está na lista das cidades com maior número de acidentes. Em 2016 segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trecho entre os km’s 260 e 270 na Serra foi o mais perigoso do país. De outubro de 2015 e setembro de 2016, foram registrados só neste trecho da BR, 125 acidentes graves, com 221 feridos leves, 152 graves e 13 mortes.

O outro lado:

Procurada, e empresa Eco-101 não informou o quanto arrecada com a praça de pedágio da Serra e qual o valor investido em obras no município. Enviou apenas um link contento as demonstrações financeiras de 2013 a 2017, que contém 225 páginas. A reportagem procurou as informações na demonstração de 2017, que individualmente contém 55 páginas, mas não foram encontrados os dados solicitados.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também