
Uma blitz realizada na noite do último sábado (28), em Morada de Laranjeiras e em Novo Horizonte, na Serra, abordou 354 veículos e registrou mais de 120 infrações de trânsito. A “Operação Escape Zero” teve como foco a fiscalização do escapamento de motocicletas e combateu diversas irregularidades que comprometem a segurança viária.
Durante a operação, 354 veículos foram abordados e seis testes de bafômetro foram realizados. Ao todo, foram emitidos 123 autos de infração. Além disso, quatro motoristas se recusaram a realizar o teste do etilômetro.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, reforça o compromisso da gestão com a ordem pública e o combate à poluição sonora causada por motocicletas com escapamentos irregulares.
“Esta foi a segunda ação com foco nas motos com escapamentos irregulares em junho. A poluição sonora tira a paz das famílias, afeta a saúde das pessoas e não será mais tolerada. Vamos continuar firmes nas fiscalizações, trabalhando em conjunto com os órgãos de segurança para garantir uma cidade mais tranquila e segura para todos”, aponta ao Jornal Tempo Novo.
A ação foi realizada pelo Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra e pela Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra juntamente ao Detran, à Polícia Civil, à Polícia Militar, ao Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) e ao 6º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo.
Leia também
Leia também:
Serra registra o mês mais violento no trânsito em 2025
Resultados
A infração mais comum foi conduzir motocicleta utilizando capacete de segurança sem viseira ou óculos de proteção, ou com esses itens em desacordo com as normas de trânsito, com 19 registros. Em seguida, 16 motoristas foram autuados por trafegar com o sistema de iluminação e sinalização alterado, e 11 por conduzirem veículos não devidamente licenciados
Outras irregularidades incluem:
- 10 autos por dirigir sem possuir CNH;
- Oito por permitir que pessoas não habilitadas conduzissem veículos;
- Sete por trafegar com veículos em mau estado de conservação ou segurança;
- Sete por falta ou irregularidade em equipamentos obrigatórios;
- Cinco infrações por portar placas de identificação fora dos padrões estabelecidos;
- Cinco por recusa ao teste do bafômetro;
- Quatro por dirigir com calçados inadequados;
- Três por uso de equipamento obrigatório ineficiente ou inoperante.