Biblioteca de Valparaíso recebe roda de conversa sobre grafite e hip hop capixaba

Compartilhe:
grafite hip hop
A roda de conversa sobre hip hop e grafite será comandada por Fredone Fone, artista visual, MC e pesquisador da cultura e pelo grafiteiro Ronaldo Gentil. Crédito: Divulgação

Nesta quarta-feira (9), a Biblioteca e Centro Cultural Carlos Corrêa Loyola, em Valparaíso, na Serra, vai sediar mais uma edição do projeto Poéticas na VP, que desta vez traz o lançamento do livro Graffiti é Pra Geral e uma roda de conversa sobre a memória e a força da cultura urbana capixaba.

O encontro acontece das 18h30 às 21h e será comandado por Fredone Fone, artista visual, MC e pesquisador da cultura hip hop, e pelo grafiteiro Ronaldo Gentil. O evento é gratuito e aberto ao público.

A iniciativa integra o projeto Escrita Urbana, criado por Fredone Fone, em parceria com o Polo UAB Serra e a Gerência de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é democratizar o acesso à literatura, às artes visuais e à cultura periférica.

De acordo com apuração do TN, além do lançamento de Graffiti é Pra Geral, obra que reúne textos, imagens e contribuições de artistas de rua em formato de livro de colorir, também será apresentado o livro Rap: A Força da Fala, coletânea de letras escritas por MCs capixabas entre 1986 e 2010. Ambas as publicações buscam valorizar a cultura negra e periférica e serão distribuídas em escolas municipais e bibliotecas públicas da Serra.

Leia também:

Cavalgada Beneficente Brutus terá shows, bebida liberada e premiações na Serra

Trajetórias e resistência

Fredone Fone cresceu no bairro Serra Dourada II e construiu sua carreira inspirada pela autoconstrução e pelo hip hop como ferramenta de ocupação e sobrevivência. Em seu currículo, reúne prêmios como o Pollock-Krasner Foundation Grant (EUA), participações em festivais internacionais e diversas exposições no Brasil e no exterior.

Ronaldo Gentil, por sua vez, é pichador, artista plástico e produtor cultural. Ele iniciou sua trajetória ainda adolescente, inspirado pelo punk, e desde 2006 tem produzido trabalhos que refletem sobre o espaço público e a liberdade criativa nas ruas.

O evento conta com apoio da Prefeitura da Serra, por meio das secretarias municipais de Educação, Inovação, Ciência e Tecnologia e Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, e da Capes.

Serviço

Poéticas na VP – Lançamento do livro Graffiti é Pra Geral e roda de conversa

Data: 9 de julho de 2025 (quarta-feira)

Horário: 18h30 às 21h

Local: Auditório da Biblioteca e Centro Cultural Carlos Corrêa Loyola – Avenida Guarapari, s/n, Valparaíso, Serra-ES

Telefone e WhatsApp: (27) 3291-61285

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também