Biblioteca de Valparaíso recebe lançamento de livro, exposição e roda de conversa 

Compartilhe:
Biblioteca Valparaíso livro
A estreia do projeto que acontecerá na Biblioteca de Valparaíso será com o lançamento do livro “Tamborizar: história e memória de Roda d’Água” de Edileuza Penha Souza. Crédito: Divulgação

Nesta quarta-feira (16), às 19h, a Biblioteca e Centro Cultural Carlos Corrêa Loyola, em  Valparaíso, será palco da 1ª edição do projeto “Poéticas na VP: confluências artísticas e culturais”, uma iniciativa do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Serra, em parceria com a Gerência de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação.

Com encontros de periodicidade mensal, o projeto propõe uma integração entre linguagens artísticas diversas — como literatura, música, audiovisual e artes visuais —, abrindo espaço para experiências estéticas, diálogos e celebrações culturais em um ambiente voltado à pesquisa, formação e criação.

A estreia do projeto será marcada pelo lançamento do livro “Tamborizar: história e memória de Roda d’Água”, da educadora e escritora Edileuza Penha Souza. A obra destaca a importância das Bandas de Congo na formação da identidade afro-indígena brasileira, ressaltando sua influência na educação e nos processos de valorização da ancestralidade.

+ Serra terá novo festival gastronômico com participação de restaurantes e cafeterias em julho

O evento também contará com uma exposição de obras e roda de conversa com o artista Sazito, responsável pela ilustração da capa do livro, além da Exposição Itinerante do Congo da Serra, uma mostra rica em acervo visual e histórico sobre o congo capixaba — suas festividades, personagens, elementos culturais e ciclo folclórico.

A exposição é uma realização da ABC-Serra, com apoio institucional do Fundo Municipal de Cultura (Lei Paulo Negreiros), do Conselho Municipal de Cultura da Serra, da Prefeitura Municipal da Serra e da Secretaria de Cultura do Espírito Santo, sob coordenação de Lucas Ribeiro.

“Tamborizar” é um chamado à memória coletiva, à preservação das raízes e à construção de uma sociedade mais plural. A obra de Edileuza Penha é um convite à reflexão sobre o papel das tradições afro-brasileiras como ferramentas de transformação e pertencimento.

O encontro é aberto ao público e faz parte do compromisso do Polo UAB da Serra em promover a integração entre universidade, cultura e comunidade, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural local e a valorização dos saberes populares.

1ª edição do Poéticas na VP – Confluências Artísticas e Culturais

Data: 16 de abril de 2025 (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: Auditório da Biblioteca e Centro Cultural Carlos Corrêa Loyola

Endereço: Av. Guarapari, s/n, bairro Valparaíso – Serra/ES

Informações: 27 3291-6185

Entrada gratuita

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também