Beneficiários do IPAJM devem realizar prova de vida em 2025

Ipajm - Serra, ES
A sede do Ipajm fica na Av. Vitória, na capital do estado. Foto: Divulgação
Compartilhe:
Ipajm - Serra, ES
A sede do Ipajm fica na Av. Vitória, na capital do Estado. Foto: Divulgação

Os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Estado do Espírito Santo (IPAJM) devem ficar atentos ao recadastramento obrigatório anual, a fim de garantir a manutenção do pagamento das aposentadorias e pensões.

Este ano, será necessário fazer a prova de vida, procedimento que agora pode ser feito pelo aplicativo Gov.br, por reconhecimento facial. O beneficiário também pode optar por se recadastrar pessoalmente em uma das agências do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes). 

A prova de vida digital deve ser realizada pelo Gov.br, um aplicativo gratuito que pode ser baixado no celular pelo link https://www.gov.br/pt-br/apps/app-gov.br. É preciso ter cadastro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou ter carteira de motorista (CNH) ou a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que é um documento oficial de identificação que unifica todos os registros de identificação do cidadão.

Prova de Vida no Banestes 

Para fazer a Prova de Vida no Banestes, basta comparecer em qualquer agência do Banestes, portando documentos de identificação com foto, como carteira de identidade ou motorista e CPF. 

Não é necessário levar cópias de documentos para deixar na agência. Na ocasião da Prova de Vida, o beneficiário apresentará ao atendente os documentos originais.  

O prazo para o beneficiário se recadastrar é baseado no mês de seu aniversário, conforme tabela a seguir, e o recadastramento é necessário para garantir a manutenção do pagamento das aposentadorias e pensões.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também