
A Prefeitura da Serra confirmou, no fim da tarde desta segunda-feira (28), a municipalização da BR-101, que deverá se transformar na avenida Mestre Álvaro. A nova via terá mais de 30 km e será a maior do município, sendo ainda uma das maiores do Brasil. De acordo com a administração municipal, o trecho deve ser incorporado à malha viária da cidade no início de 2023.
O nascimento da avenida acontece após a conclusão das obras do Contorno do Mestre Álvaro, que vai desviar grande parte do trânsito que até então passa por dentro da Serra; com todo este fluxo pesado sendo desviado para fora da cidade, o trânsito no território serrano será desafogado.
A avenida Mestre Álvaro vai incluir o trecho que começa próximo à entrada para o distrito de Calogi e segue até o condomínio residencial Alphaville Jacuhy. De acordo com a Prefeitura da Serra, assim que municipalizada, a via vai ganhar diversas intervenções para integrar o que são hoje os dois lados da 101, aumentando a fluidez no trânsito.
“Teremos cinco interferências em todo o trecho para fazer a interligação entre os bairros ao longo do novo trecho”, comenta o secretário de Obras e Infraestrutura, Halpher Luggi.
Leia também
A previsão é que no início de 2023 o trecho já tenha se incorporado à malha viária do município.
Mobilidade
As obras da avenida Mestre Álvaro representam uma das ações do Plano de Mobilidade Urbana criado recentemente no município, que conta com mais de 10 obras estruturantes e centenas de outras que serão focais.
Entre essas ações macro, pode-se destacar ainda a duplicação da avenida Ártica, em Cidade Continental, a construção de um mergulhão na Rodovia Norte Sul e as obras na Rotatória do Ó, entre outras.
“Essas intervenções irão dar mais conforto ao cidadão da Serra, que terá mais fluidez no trânsito, diminuindo o tempo de viagem”, pontua Halpher.