
Após apenas uma semana em funcionamento, a Avenida Inteligente implantada na Eldes Scherrer Souza, na Serra, já traz impactos positivos para motoristas e pedestres. O tempo de deslocamento caiu em até 33% nos horários de pico, com trajetos que antes levavam 41 minutos sendo feitos em apenas 13.
Durante os testes realizados nos últimos dias, a maior redução foi registrada no sentido BR-101 – Rotatória do Ó, onde o tempo caiu de 41 para 13 minutos, uma economia de 28 minutos. No sentido inverso, da rotatória para a BR-101, o percurso passou de 19 para 6 minutos.
As melhorias na fluidez já eram previstas desde a concepção do projeto, que combina inteligência artificial, sensores e sinalização de alta tecnologia.
> Clique aqui e receba notícias da Serra no seu WhatsApp!
Leia também
Nos cruzamentos com a Avenida Norte-Sul, câmeras e sensores monitoram em tempo real o fluxo de veículos, permitindo que os semáforos ajustem automaticamente seus ciclos conforme a demanda. Quando o sistema identifica maior concentração de tráfego, amplia o tempo de sinal verde na via mais movimentada, evitando congestionamentos.

A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, destaca que, embora os braços semafóricos modernos e as faixas iluminadas tenham chamado atenção pela aparência inovadora, o principal objetivo do projeto é trazer mais segurança e agilidade.
“As soluções pensadas para quem atravessa a região da Eldes Scherrer Souza já estão tendo efeito. Nossa proposta é, sobretudo, oferecer mais fluidez, segurança e agilidade para os moradores da Serra. A primeira semana da avenida inteligente já nos permite apontar essa redução significativa no tempo de tráfego”, disse ao Jornal Tempo Novo.
Leia também:
Morador da Serra acerta aposta e fatura R$ 1,2 milhão na Lotofácil
Avenida Inteligente na Serra

Semáforos inteligentes
Os novos semáforos ampliam a visibilidade da sinalização em até 300 metros, ajudando a prevenir acidentes e atropelamentos. Além das luzes convencionais, barras luminosas no piso reproduzem as fases do semáforo ao nível do chão, facilitando a travessia segura, principalmente para idosos, pessoas com deficiência ou pedestres distraídos.
Sensores de fluxo de veículos
Câmeras e sensores detectam o volume de tráfego em tempo real e ajustam automaticamente os tempos dos sinais – verde, amarelo e vermelho –, priorizando as vias com maior demanda. Todo o processo ocorre de forma automatizada, sem necessidade de operação manual.
Botoeiras inteligentes
Os semáforos para pedestres contam com botoeiras que ajustam o tempo de travessia de forma dinâmica. Quando possível, o sistema reduz o tempo do sinal vermelho para otimizar o fluxo de veículos sem comprometer a segurança.
Pontos de ônibus sustentáveis
Os novos abrigos de ônibus oferecem carregadores de celular alimentados por energia solar, unindo comodidade e sustentabilidade aos usuários do transporte público.