
A história da cadelinha Princesa é mais um retrato da dura realidade do abandono de animais na Serra. Atropelada e deixada sem socorro por quem causou o acidente, Princesa chorava de dor nas ruas quando foi socorrida por Leonie Holzmeister, moradora de Jardim Limoeiro, que buscava desesperadamente ajuda para a pequena.
Ao saber da situação, a veterinária Fernanda Miossi Perini Mariquito, da Clínica Veterinária Doc Vetz, em Laranjeiras, na Serra, se prontificou a ajudar a cadelinha para avaliação. “Ela chegou à noite e, mesmo sem exame completo, percebi que Princesa estava prenhe. Pedi que a deixasse comigo para observação. Horas depois, já de madrugada, ela entrou em sofrimento, chorando e perdendo sangue”, relata a profissional.
Diante da urgência, a equipe realizou uma cesariana de emergência. O filhote, infelizmente, não resistiu — tinha uma má formação congênita —, mas Princesa sobreviveu graças ao atendimento rápido e sensível da equipe da Doc Vetz.
“Se ela tivesse permanecido mais algumas horas na rua, teria morrido. Foi Deus que mandou naquele momento certo. Conseguimos salvar a vida dela”, conta a veterinária emocionada.
Leia também
Os valores dos procedimentos e algumas medicações já bateram a casa dos R$ 990. “Por isso, fizemos uma união entre amigos para pagar os cuidados com a Princesa”, disse Leonir.
Leia também
Ativista busca adoção para filhotes abandonadas na orla de Jacaraípe
Princesa precisa de um lar
Princesa é uma cadela de rua e cuidada pela moradora Leonie Holzmeister, com ajuda de outros moradores da região e um grupo de amigos engajados em aliviar o sofrimento de animais de rua.
Princesa ficou internada por alguns dias na clínica e desde a última terça (10) está abrigada num lar temporário, e ainda precisará de um lar definitivo. Ela está totalmente recuperada, castrada, vacinada é dócil e cheia de amor para dar — e precisa urgentemente de uma família que a adote.
“Ela é maravilhosa e nossa missão agora é encontrar um lar que a acolha com carinho até seus últimos dias”, pede a ativista.
Quem tiver interesse em adotar a Princesa pode entrar em contato pelo telefone 27 99999-6857.
Falta apoio do poder público
Além do apelo por Princesa, a veterinária denuncia o descaso com a causa animal na cidade. “Todos os dias chegam animais em estado crítico. Tentamos conseguir castrações pela Prefeitura da Serra, mas o processo é burocrático. Falta estrutura. As ONGs estão sobrecarregadas e os protetores, exaustos”.
Ela reforça que muitos casos exigem internações e tratamentos longos, sem qualquer suporte governamental. “As pessoas procuram os órgãos públicos e simplesmente não são atendidas. É um abandono institucionalizado”, desabafa.