Atacadão diz lamentar venda de alimentos vencidos em sua loja na Serra

Atacadão Serra Alimentos vencidos
Crédito: Divulgação
Compartilhe:
Atacadão Serra Alimentos vencidos
Operação da Polícia Civil encontrou carnes e alimentos vencidos em dois supermercados da Serra. Crédito: Divulgação

O supermercado Atacadão, pertencente ao Grupo Carrefour, se manifestou após ter sido um dos alvos da operação que flagrou a venda de carnes estragadas e alimentos vencidos na Serra. Em nota enviada ao Jornal Tempo Novo, a empresa afirmou que “todos os produtos fora da conformidade foram imediatamente descartados” e declarou que lamenta o ocorrido na unidade localizada em Colina de Laranjeiras, às margens da BR-101.

“Esclarece, ainda, que as equipes recebem treinamentos constantes sobre os protocolos de segurança alimentar e que as orientações foram reforçadas para evitar reincidências”, diz o comunicado. O posicionamento foi enviado após a publicação da matéria que revelou os resultados da fiscalização, realizada na última segunda-feira (5).

Irregularidades no Atacadão e Assaí Atacadista na Serra

Supermercados Serra Carne Alimentos Vencidos
A ação apreendeu 287 quilos de carnes vencidas. Crédito: Divulgação

Coordenada pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), com apoio do Procon-ES e do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-ES), a ação flagrou irregularidades em dois supermercados da Serra: Atacadão e Assaí Atacadista. Juntas, as unidades comercializavam 287 quilos de carnes com aparência de estragadas, 323 produtos vencidos ou com mofo e 188 itens com peso inferior ao declarado — o que caracteriza fraude contra o consumidor.

Clique aqui e receba notícias da Serra no seu WhatsApp

Entre os produtos encontrados estavam pacotes de pão de forma mofados, carnes vencidas com etiquetas visíveis e alimentos com peso reduzido. “A carne tinha aparência de velha, e as etiquetas de validade estavam visíveis, com data expirada. Há indícios de que deixaram a carne à venda mesmo sabendo que estava fora do prazo”, afirmou o delegado Eduardo Passamani. Parte dos itens apreendidos será submetida à perícia técnica, e um inquérito foi instaurado para apurar possíveis crimes.

O Ipem-ES também identificou fraude em produtos como biscoitos, farinha láctea, bebida láctea e torradas. “Ele paga por 100 gramas e leva 90. E isso tem sido recorrente entre grandes marcas”, alertou o fiscal Luiz Felipe Lambone. Os fabricantes dos produtos também poderão ser responsabilizados.

Ação do Procon encontrou pães mofados nos supermercados da Serra. Crédito: Divulgação

Já o Procon autuou os estabelecimentos e determinou o descarte de todas as mercadorias impróprias para o consumo. “Os produtos foram expostos mesmo com validade expirada. A carne, por exemplo, estava vencida no dia 2 de maio, mas ainda era vendida. Isso é grave porque pode causar intoxicação alimentar”, declarou o diretor do órgão, Fabrizio Pancotto.

As penalidades previstas incluem multas que variam de R$ 900 a R$ 14 milhões, a depender da gravidade da infração. Também pode haver pena de dois a cinco anos de prisão caso fique comprovado dolo ou omissão grave por parte dos responsáveis.

Pronunciamento do Assaí

Assaí Atacadista Serra Carnes Vencidas
Assaí Atacadista fica localizado às margens da BR-101, na região de Valparaíso. Crédito: Divulgação

O outro supermercado envolvido, o Assaí Atacadista, também emitiu nota afirmando que o caso não condiz com os padrões da empresa. “A Cia (Assaí Atacadista) lamenta o episódio, que não condiz com os padrões de qualidade, segurança e controle adotados em sua operação. Imediatamente após a inspeção, uma força-tarefa técnica foi designada para ir até a loja, avaliar e reforçar os processos de segurança dos alimentos da unidade. Todos os itens irregulares na inspeção foram imediatamente descartados. Além disso, o time foi reorientado para evitar que situações como essa se repitam.”

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também