Artista retrata Serra em charges há 17 anos

Responsável pelas artes das charges da coluna Mestre Álvaro do Tempo Novo desde 1997 , Luiz Tozatto, começou a desenhar aos seis anos
Compartilhe:
IMG 0914 editada e1410551861738
IMG 0914 editada e1410551861738
Luiz explica que os temas e a direção de arte das charges partem da redação do Tempo Novo.  A partir daí o desenho toma traços e formas
Luiz explica que os temas e a direção de arte das charges partem da redação do Tempo Novo. A partir daí o desenho toma traços e formas. Foto: Ana Paula Bonelli

Por Ana Paula Bonelli

Mais de 600 charges em 17 anos de parceria. Não é exagero afirmar que a identidade visual da página dois do Jornal Tempo Novo se confunde com a arte do desenhista Luiz Tozatto. Talento que o artista começou a cultivar e aperfeiçoar ainda na infância.

Morador de Laranjeiras, Tozatto conta que seu primeiro contato com o lápis aconteceu na escola. “Foi quando os meus pais viram o meu primeiro desenho, me lembro até hoje da figura do fusca que fiz. A partir daí eles me incentivaram muito”.

Mas a relação com o Tempo Novo não começou em 1997. Luiz passou pelo jornal nos primórdios da instituição, em 1985. A função era de auxiliar de serviços gerais, mas já naquela época ele deu as suas “pinceladas” nas charges.

“Decidi sair para poder me dedicar a música. Em 1997, eu recebi uma proposta para desenhar as charges para a coluna Mestre Álvaro e para a extinta coluna Futebol é Futebol do falecido Idelson Gadioli, desde então, estou à frente dos desenhos do jornal”, relata.

Luiz explica que os temas e a direção de arte das charges partem da redação do Tempo Novo.  A partir daí o desenho toma traços e formas. Das mãos de Luiz, saem caricaturas de políticos e pessoas influentes na cidade.

Falecido

E não faltam casos interessantes para contar. Um dos mais polêmicos foi a charge publicada em 1998 que se referia ao então prefeito Sérgio Vidigal. Conta-se que Vidigal mandou uma carta para um cidadão pedindo voto para o candidato a governador Albuíno Azeredo. O problema é que o destinatário havia morrido.

“Fizemos a charge ilustrando o caso e a família do falecido encarou como uma ofensa e se queixou junto ao prefeito, o mesmo publicou em outro jornal uma nota de repúdio em relação a esta charge. Fiquei impressionado com a proporção que o assunto tomou”.

Outras reações como olhares admirados, risos e críticas também fazem parte do misto de sensações. Luiz também faz desenhos e caricaturas sob encomenda. Interessados podem entrar em contato pelo email luiz.lime@gmail.com. Confira algumas charges já publicadas no jornal Tempo Novo:

 

Charge 3            charge charge1             China

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também