Artista se destaca criando luminárias em cano PVC

Compartilhe:
Leandro leva de quatro dias a uma semana para produzir uma luminária. Foto: Fábio Barcelos
Leandro leva de quatro dias a uma semana para produzir uma luminária. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Um jovem da Serra, Leandro Ribeiro de Souza, de 32 anos, decidiu investir seu tempo vago em um hobby para lá de artístico: luminárias em cano PVC. Leandro vive no bairro São Francisco, na Vila das Artes, e é sobrinho de Neusso Ribeiro, artista e criador da Casa de Pedra, com quem teve seu primeiro contato com as artes.

“Sou carioca e vim morar aqui aos seis anos de idade. Na adolescência comecei a ajudar meu tio na produção de esculturas no ateliê, usando madeira. Há uns oito meses, minha esposa comprou uma luminária em cano PVC  de um artista de Cariacica e gostei tanto, que decidi fazer”, conta.

As luminárias de Leandro encantam pelos desenhos vazados, que ficam ainda mais vivos com o uso de lâmpadas coloridas. Tigres, águias, bordados e flores são alguns dos temas usados por ele, que já tem algumas encomendas.

“Comecei a fazer para ter um hobby, mas a família e os amigos gostaram e me incentivaram a expor, surgindo algumas encomendas”, narra.

Uma peça do artista pode custar entre R$70 e R$100, dependendo da complexidade do desenho, e já vem pronta para usar, faltando apenas instalar a lâmpada.

Ele leva de quatro dias a uma semana para produzir, já que trabalha por escala.

“Alguns desenhos faço por inspiração, são criações minhas, mas também faço a pedido do cliente com desenhos já prontos”, frisa.

Para conhecer o trabalho de Leandro, basta fazer uma visita na Casa de Pedra, e quem quiser encomendar o trabalho, é só ligar para 99951-9637.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também