Após chuvas, calor volta com tudo e final de semana será ‘fervendo’

Compartilhe:
Previsão aponta para muito calor durante os próximos dias. Foto: Gabriel Almeida
Previsão aponta para muito calor durante os próximos dias. Foto: Gabriel Almeida

Após as fortes chuvas castigarem diversas cidades do Espírito Santo, o calor deve voltar com tudo a partir desta quarta-feira (29). De acordo com o Climatempo, ainda podem ocorrer algumas pancadas de chuva em regiões do ES, inclusive na Serra, durante o dia de hoje, mas o final de semana será ‘fervendo’.

Segundo informações divulgadas pelo instituto, uma massa de ar seco ganha força sobre o estado no fim da semana e mantém as nuvens carregadas afastadas por alguns dias. Entre a quinta-feira (30) e o sábado, 2 de fevereiro, o ES terá dias de sol forte e calor, sem previsão de chuva.

A previsão de calor é um grande alívio para milhares de famílias de algumas cidades do estado que foram atingidas por muita chuva, entre elas Iconha. Nestes locais, pessoas perderam tudo e muitas residências e comércios foram destruídos. Segundo os últimos dados divulgados pela Defesa Civil Estadual, até agora, são mais de 13 mil pessoas fora de suas casas.

Para a Serra, os termômetros devem marcar 35°C nos próximos dias, até o domingo, 3 de fevereiro. Segundo o Climatempo, serão dias de sol forte e nenhuma chuva. Já na segunda-feira, 4 de fevereiro, pode voltar a chover no ES, inclusive no município.

ES pode ter novos problemas com chuva em fevereiro

De acordo com o Climatempo, os capixabas ainda devem ter problemas com a chuva no mês de fevereiro. A previsão é de que a ZCAS (a Zona de Convergência do Atlântico Sul) se organize mais duas vezes em fevereiro: uma na primeira semana de fevereiro e outra no fim do mês.

Assim, no decorrer da próxima semana, as áreas de nuvens carregadas devem voltar a atuar sobre o Espírito Santo e há risco de novos eventos de chuva forte. Há risco de chuva forte também sobre a Grande Vitória, inclusive na Serra.

Como já choveu muito em terras capixabas, o solo já tem muita água acumulada e alguns rios e córregos devem estar com níveis acima do normal para esta época. Por isso, o risco de novas enchentes e deslizamentos volta a aumentar.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também