APA Jacuném é sede da Polícia Ambiental no Estado

Compartilhe:
O espaço fica às margens da lagoa Jacuném, que é poluída por esgoto. Foto: Divulgação
O espaço fica às margens da lagoa Jacuném, que é poluída por esgoto. Foto: Divulgação

Renato Ribeiro

O prédio da Área de Proteção Ambiental (Apa) da lagoa Jacuném é agora sede do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA). A mudança aconteceu no final no ano passado e transformou o espaço no centro de comando de todo o policiamento ambiental do Espírito Santo.

Como a sede da Apa foi construída pela Prefeitura com recursos da compensação ambiental  foi celebrado um convênio entre o município e a Polícia Militar para uso do espaço. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o prazo do convênio é de cinco anos, sendo que o BPMA passa a ser responsável pela gestão do local. 

A assessoria da Prefeitura acrescentou que através do convênio, a Polícia Militar Ambiental passa a ser responsável também pelas atividades de capacitaçãoe de Educação Ambiental em áreas circundantes à APA da Lagoa Jacuném, além da autorização de entrada e recebimento de visitantes, que segundo a prefeitura continuará acontecendo através de agendamento.

A assessoria disse também que as ações de educação ambiental continuarão sendo acompanhadas pela Secretaria de Meio Ambiente do Município (Semma), bem como as ações de combate à ocupação irregular, o descarte inadequado de resíduos e a pesca ilegal na Lagoa. 

Localizada em meio à mata Atlântica do cinturão verde de Barcelona, a sede da APA fica ao lado do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do IBAMA.

Inicialmente orçada em pouco mais de R$ 900 mil, a obra, que é fruto de recursos provenientes de compensações ambientais de Vale e ArtcelorMittal, foi inaugurada em 2014 com custo final de R$ 2,1 milhões.

 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também