Anvisa aprova uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford

Compartilhe:
Vacina Coronavac é uma das aprovadas. Foto: Divulgação
Vacina Coronavac é uma das aprovadas. Foto: Divulgação

Na tarde deste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial de duas vacinas contra o coronavírus no Brasil. Tratam-se da Coronavac, produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório Chinês Sinovac e a Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.

Durante a reunião, que ainda está ocorrendo, quatro dos cinco integrantes da Diretoria Colegiada (Dicol) do órgão votaram a favor da aprovação dos imunizantes. Dois diretores ainda precisam de manifestar sobre a aplicação dos fármacos, mas já há maioria para aprovação.

Agora, a partir da decisão, o uso das duas vacinas está autorizado pela Anvisa. Os grupos específicos irão começar a receber as doses assim que os laboratórios forem notificados sobre a autorização e distribuam as doses para o Governo Federal.

Até o momento, há previsão que o Governo Federal distribua a vacina do Butantan para todos os estados brasileiros ainda nesta semana, mas isso pode atrasar. Vale lembrar que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu comprar seis milhões de doses da Coronavac após criticar e desprezar a eficácia do imunizante.

Na Serra, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) aguarda a entrega das doses, que será feita pelo Ministério da Saúde aos estados e, depois disso, das secretarias de Saúde estaduais aos municípios.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também