
Um cachorro-do-mato foi resgatado na última segunda-feira (20) às margens da BR-101, na altura do km 277, na Serra. O animal silvestre, que era uma fêmea, aparentava ter menos de um ano e foi apelidado de Guaraná pelos veterinários que a atenderam.
O animal foi resgatado por uma equipe da concessionária Ecovias 101, após moradores da região acionarem o serviço. Guaraná foi transportado com segurança até uma clínica veterinária, onde passou por uma série de exames, já que havia a suspeita de atropelamento.
“Nos exames, nós constatamos que ela não tem fraturas, lesões internas ou ferimentos externos. A hipótese provável é de que ela tenha se chocado levemente contra um veículo, sem ter sido atropelada. Ela pode ter se perdido da mãe em uma eventual fuga”, aponta o veterinário Renzo Soares, responsável pelo atendimento do animal.
Como não apresentou comprometimentos físicos que exigissem internação ou cuidados prolongados, a equipe optou por encaminhar Guaraná ao processo de reintegração ao habitat natural. O animal foi levado ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, parceiro da Ecovias 101. No local, ela passará por reabilitação antes de ser solta na natureza.