Animais nas ruas incomodam moradores

Compartilhe:
Cenas como estas são comuns em diversos pontos do município. Foto: Fábio Barcelos
Cenas como estas são comuns em diversos pontos do município. Foto: Fábio Barcelos
Cenas como esta são comuns em diversos pontos do município. Foto: Fábio Barcelos

Por Gabriel Almeida

Quem nunca passou por uma rua e viu aquele cachorro abandonado? Pois é, esta cena está cada vez mais comum no nosso município. Segundo alguns moradores da Serra, o número de pessoas que estão abandonando seus animais está crescendo cada vez mais.

Elaine Santos, moradora da Serra, reclama que na cidade não existe o serviço recolhimento de animais. “São muitos animais soltos pelas ruas do município. Algo deveria ser feito”, alega a moradora.

Elaine ainda afirma que se a prefeitura investisse em abrigos para os animais, muitas pessoas iriam adotar.  “Lares temporários para adoção são uma boa opção para diminuir os animais nas ruas”, alega a popular.

Recolhimento somente em caso de ferimentos

A reportagem acionou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra (Secom), que informou por meio de nota que a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) segue o critério do Ministério da Saúde para remoção de cães e gatos em situação de rua.

De acordo com a prefeitura, os animais são capturados somente quando estão feridos, agressivos ou trazendo risco à população, quando são cuidados, castrados e colocados para adoção. Neste caso, o morador deve ligar para a Vigilância no telefone 3281-9288.

A prefeitura ainda informou que a coleta de animais com carrocinhas foi extinta baseada na legislação 9605/1998 e portaria 1138/2013, ambas nacionais.

 

 

 

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também