Alunos viram “médicos” para orientar mulheres em shopping

Compartilhe:
Alunos levarão cartazes, corações e balões para chamar a atenção. Foto: Divulgação
Alunos levarão cartazes, corações e balões para chamar a atenção. Foto: Divulgação

Jalecos brancos, corações gigantes, balões rosa com gás hélio, cartazes e até corações de feltro com pérolas que simulam nódulos. Essas serão as táticas usadas por um grupo de 30 alunos do Colégio Adventista de Vitória para falar sobre o câncer de mama. O evento acontecerá nesta quinta-feira (19), às 14h, no Shopping Mestre Álvaro, em Eurico Salles, na Serra.

O projeto “Se toque, o Outubro é Rosa” terá crianças com idade entre 9 e 11 anos em cadeiras para explicar às mulheres vários temas como autoexame, sintomas e a importância da mamografia. Enquanto isso, com corações gigantes e cartazes, outro grupo fará a abordagem à quem estiver passando.

Para as mulheres que participarem, serão entregues pequenos corações de feltro com enchimento e pérolas que simulam os nódulos. “ O objeto dá uma noção bem real de como sentir que há algo errado na mama. As pérolas são de tamanhos diferentes e simulam os estágios do nódulo”, explica a coordenadora pedagógica Sueila Goese.

A ação, em alusão à campanha “Outubro Rosa”, complementa uma série de estudos feitos pela turma em sala de aula, na disciplina de Ciências. “Desde o início do mês eles estão estudando o tema e fazendo atividades. Já atingimos as famílias com as orientações, agora é o momento de conscientizar a população”, explicou Sueila.

Sobre o Outubro Rosa

O movimento surgiu na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada, anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também