Alunos de escola pública na Serra produzem livro de poesias

Compartilhe:
Alunos da escola Valéria Maria Miranda, em Vila Nova de Colares, viajaram ao mundo da literatura com o projeto ‘Poesia em Sala de Aula’. (Foto: Montagem TN/Divulgação)

Poesia e contação de histórias tomaram conta da EMEF Profª Valéria Maria Miranda, em Vila Nova de Colares, na tarde desta sexta-feira (26). Os alunos tiveram uma tarde diferente da rotina das salas de aula, quando embarcaram em uma viagem literária e poética, e ainda produziram um livro de poemas.

O projeto ‘Poesia em Sala de Aula’ permitiu às crianças lerem e criarem seus próprios textos. A pedagoga Joyce Rocha Alves contou que a intenção da iniciativa é apresentar aos alunos o universo da poesia.

“A partir desse primeiro contato, eles teriam a oportunidade de ler, compreender, interpretar, produzir e declamar poemas”, ressalta.

Ela relata que as crianças aprenderam os gêneros textuais como poema, acróstico, quadrinha, entre outros. E a vivência de cada um foi elemento fundamental para a criação pelos alunos das poesias, que foram organizadas em forma de livro.

Os alunos também fizeram apresentações culturais de música e dança e entregaram os livros – intitulados ‘Sabor de Poesia’ – aos pais, que também prestigiaram o evento.

E para que os alunos pudessem se apropriar dessa experiência literária, foi realizada uma aula especial, chamada de ‘Café com Poesia’, com a presença da escritora capixaba Andréa Espíndula (foto ao lado), que apresentou seu trabalho de contação de histórias.

Ela é autora de obras literárias infantis conhecidas em todo o Espírito Santo, como ‘Capixabinha’ e ‘Colorindo meu Espírito Santo’.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também