Adquirir vacina que estiver à disposição é primordial, defende Casagrande

Compartilhe:
Casagrande teve reunião com entidades capixabas. Foto: Divulgação
Governador pediu união para combater o coronavírus. Foto: Divulgação

Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dizer que o Brasil não vai comprar as doses da Coronavac, vacina chinesa produzida pelo Instituto Butantan, o governador Renato Casagrande (PSB) pediu união para “libertar os brasileiros” da Covid-19. Vale lembrar que a declaração da maior autoridade do país acontece um dia após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, confirmar que o Brasil iria se esforçar e adquirir o produto.

De acordo com o chefe do Executivo capixaba, num momento de pandemia, não há espaço para discussão sobre assuntos eleitorais ou ideológicos. O governador ainda afirmou que se devem adquirir as vacinas que “primeiro estiverem à disposição” e isso deve ser a meta primordial.

“Salvar vidas e libertar os brasileiros do coronavírus são objetivos que devem unir todos nós. Adquirir as vacinas, que primeiro estiverem à disposição, deve ser a meta primordial. Nesse contexto não há espaço para discussão sobre assuntos eleitorais ou ideológicos”, afirmou Casagrande.

Apesar de Casagrande não citar diretamente Bolsonaro em sua fala, a declaração foi dada horas depois do comentário feito pelo presidente numa de suas redes sociais. Bolsonaro respondeu um seguidor dizendo que “não compraremos a vacina da China”. Pouco depois, ainda citou uma suposta “traição” e disse que o “povo brasileiro não será cobaia”.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, também publicou uma declaração na manhã de hoje (21). “Quando a gente pensa que vai. Precisamos de unidade nacional e acertar como país. Seguiremos resistindo e tratando de criar pontes para encontrar saídas para o Brasil e para a crise derivada da pandemia”, afirmou.

Reunião com ministro 

Na última terça-feira, Renato Casagrande e outros governadores participaram de uma reunião on-line com o ministro da Saúde. Na ocasião, Pazuello informou que coordenará o plano nacional de imunização contra o coronavírus, inclusive adquirindo as vacinas fabricadas pelo Instituto Butantan.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também