8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Mas onde surgiu, quando e por quê?

Compartilhe:
Sindicato da Serra
Oswaldino é presidente do Sindicato dos Servidores (Sermus). Foto: Arquivo TN
Oswaldino é presidente do Sindicato dos Servidores (Sermus). Foto: Arquivo TN

Os registros históricos relatam que a primeira manifestação surgiu em Nova York, protagonizada pelo Partido Socialista da América, em 20 de fevereiro de 1909, que reivindicaram igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino.

Outro momento importante na propagação e consolidação do Dia das Mulheres, foram as conferências de mulheres da Internacional Socialista, em 1910, em Copenhagen, capital da Dinamarca.

Dada à carestia, desemprego e a deterioração geral das condições de vida, mulheres russas, em 8 de março de 1913, fizeram uma grande passeata, que contou com a adesão de operários metalúrgicos.

Em 1975, as Nações Unidas, instituiu o 8 de março como o Dia Internacional das Mulheres. Hoje, mulheres de mais de 100 países, comemoram a data e também aproveitam o evento para promoverem manifestações, reivindicando, entre outras pautas, mais igualdade, mais direitos, etc.

A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres.

A proposta de Clara de criar um Dia Internacional das Mulheres não tinha uma data fixa.

A data só foi formalizada após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram “pão e paz” — e quatro dias após a greve o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano — e é quando é comemorado hoje.

O Sindicato dos Servidores da Serra, vem solidarizar com todas as mulheres da Serra e de todas as partes do mundo. Repudiando todas e quaisquer ações e atitudes que atentam contra a liberdade e exploração feminina.

O presidente do Sermus, Osvaldino Luiz Marinho, deseja a todas as mulheres, bastante saúde, sorte e paz no seu dia.

Protesto de mulheres em São Paulo, durante o ápice da ditadura militar. Na linha de frente as atrizes Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengell. Foto: Divulgação

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também