Janela para troca de partidos movimenta mercado político

Compartilhe:
Toninho é um dos cotados para deixar o partido, porém afirma que não é seu plano. Foto: Fábio Barcelos
Toninho é um dos cotados para deixar o partido, porém afirma que não é seu plano. Foto: Fábio Barcelos
Toninho é um dos cotados para deixar o partido, porém afirma que não é seu plano. Foto: Fábio Barcelos

Conceição Nascimento

Atentos à nova janela para troca de partido, estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e que pode garantir viabilidade política para a reeleição, vereadores da Serra começam a se movimentar.  A janela será entre 2 de março a 2 de abril. Especulações não faltam, ainda mais aquelas envolvendo a Rede e o PMDB, que possuem quatro vereadores cada e são tidas como legendas “pesadas”.

Do PMDB especula-se que Toninho Silva e Jorge Silva poderiam deixar o partido, mas ambos negam. “Estou firme no PMDB e nada desabona minha permanência no partido, onde devo disputar a reeleição para vereador e futuramente o cargo de deputado estadual”, frisou Toninho.
Jorjão também garantiu que fica no partido. “Tenho projetos futuros para o partido e permanecerei filiado”, lembrou.

Após ter seu registro liberado pelo TSE em setembro de 2015, a Rede Sustentabilidade recebeu instantaneamente quatro vereadores, o que pode dificultar a eleição de toda a bancada. Nos corredores da Câmara, especula-se que Alexandre Xambinho e Rodrigo Caldeira poderiam deixar a legenda.

“Não tenho esta intenção”, desconversou Xambinho. Já Rodrigo Caldeira não atendeu ao contato via celular.

O vereador Aldair Xavier deve deixar o seu partido, o PTB, após a mudança na direção estadual da legenda. Ele chegou a anunciar isso na tribuna da Câmara, mas não foi localizado pela reportagem para falar sobre o assunto nesta quinta-feira (18).

Outro vereador que pode encontrar dificuldades para reeleição é o petista Sebastião Sabino, uma vez que a bancada petista tem três vereadores e especula-se que a atual vice-prefeita, Lourência Riani, poderá disputar uma das vagas na Câmara da Serra. “Ainda não fiz conversa neste sentido, nem as contas que o mercado vem fazendo.”, desconversou.

 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também